Prefeitura volta atrás e autoriza abertura de academias em MOC

Novas regras impostas ao setor, no entanto, prejudicam o atendimento

Márcia Vieira
O NORTE
21/08/2020 às 06:52.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:20
 (Divulgação)

(Divulgação)

O Decreto Municipal de nº 4088 foi revogado antes mesmo de entrar em vigor. No documento, publicado na última quarta-feira, a Prefeitura de Montes Claros proibiu o funcionamento das academias de ginástica na cidade. E, na mesma data, o Estado liberou. Imediatamente, o Executivo municipal publicou um novo Decreto, o de nº 4089, formalizando a retomada da atividade, porém, com alterações na redação do Decreto de nº 4046, de 20 de maio de 2020.

Para os proprietários de academias, surpreendidos com a primeira decisão da prefeitura, a permissão do governo foi uma “meia vitória”. Isso porque as alterações determinadas no documento representam redução de alunos e queda na receita.

A capacidade de operação de 30% do foi mantida e o prazo de permanência dos alunos dentro do espaço continua sendo de 90 minutos, porém, o intervalo entre os grupos, que era de 15 minutos, passou a ser de duas horas, para que funcionários façam a higienização do espaço. A utilização do termômetro para medir a temperatura dos alunos deixou de ser “preferencial” para ser “obrigatória” pela nova redação, e o distanciamento entre os praticantes da atividade física, que era de 2 metros, passou a ser de 10 metros quadrados de área.

“Houve maior rigidez, mas pelo menos vamos poder trabalhar”, diz Alberto Barbosa, proprietário de uma academia. Na quarta-feira, ela havia relatado à reportagem que tinha uma meta a ser atingida em outubro, mas que agora não tem mais a perspectiva em função do endurecimento das normas para reabertura.

“Impossível de atingir. Vamos ter que diminuir ainda mais o número de alunos dentro da academia. Não terei espaço para atender todos que eu planejava. Existem despesas fixas de aluguel, funcionários, luz e impostos que não vão abaixar proporcionalmente à redução dos alunos. Os empresários terão que se reinventar para sobreviver e alguns não vão conseguir”, lamenta.
 
CRÍTICAS
A ausência de clareza nos decretos municipais e as idas e vindas nas regras geraram, além de insegurança, diversas críticas. Nas redes sociais há inúmeros questionamentos. “Nas lotéricas ficam grudados uns nos outros e nas academias tem que ter 10 metros? Tem academia que não tem este espaço, só se ficar na fila em espera”, diz S.B..

Outra internauta relata que esteve em um bar e havia cinco pessoas idosas, todas elas sem máscara, incluindo o churrasqueiro, que batia papo com o grupo. “O dono do bar também estava sem máscara e não gostou quando reclamamos”, relatou B.P.R..

Das quatro situações contempladas no decreto “invalidado”, apenas duas continuam a valer: o aluguel de objetos pessoais e domésticos e a prática de atividade esportiva coletiva. As agências de turismo não foram citadas no documento, mas de acordo com a assessoria da prefeitura, assim como as academias, elas passam para a faixa amarela no Plano “Minas Consciente”, do governo Estado, que terá que ser seguido em Montes Claros.

Risco menor com respeito às regras
A avaliação do governo de Minas é a de que o risco de contágio por Covid-19 nas academias será “pequeno” se houver respeito às regras sanitárias. “Isso parece que é um compromisso de todas as pessoas que têm vínculo com a academia, de manter o controle sanitário. Em se mantendo, nós entendemos que o risco será pequeno”, afirmou ontem o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

Segundo o gestor, a liberação – que passa a valer neste sábado (22) – foi possível porque, na atualidade, os usuários de academias estão mais conscientes sobre a doença e os donos desses estabelecimentos já entenderam como adaptar o ambiente aos protocolos sanitários exigidos.
 
Torneios esportivos
Em conjunto com a abertura das academias, Carlos Eduardo Amaral informou ainda que jogos ao ar livre, incluindo torneios amadores de futebol, poderão ser permitidos, desde que cumpram as medidas sanitárias previstas no protocolo do Minas Consciente. 

“As atividades podem começar a serem avaliadas, e se é possível cumprir protocolos. Se não for possível cumprir os protocolos de distanciamento, de risco de contato, elas não podem ser liberadas. Caso o protocolo seja possível de ser cumprido, nós começamos a entender que possa ser liberado”, declarou.
Amaral afirmou que está proibida qualquer tipo de aglomeração. “Em atividades que envolvam copas, com torcida, não pode ter nenhuma atividade esportiva por enquanto”, disse.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por