Prefeitura capacita profissionais para a educação infantil

Jornal O Norte
06/04/2006 às 10:21.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:32

A Prefeitura de Montes Claros, na última terça-feira 04, capacitou cerca de 40 gestores, supervisores e professores que atuam na educação infantil da rede municipal de Ensino, dentro do contexto do Programa Educação Inclusiva: Direito à diversidade. Realizado nas dependências da secretaria de Educação, no bairro Santo Expedito, o evento iniciou com a palestra TDAH (Transtorno de déficit de atenção – hiperatividade).

Segundo o terapeuta ocupacional da Apae - Associação de pais e amigos dos excepcionais, Leonardo Valesi Valente é possível inserir as crianças portadoras desse transtorno psíquico no ensino regular, desde que se adotem métodos específicos que lhes proporcionem adaptar-se ao ambiente escolar e, assim, alcançar ali o desempenho almejado. O curso, que volta a ser ministrado no dia 11 para educadores do ensino fundamental, teve a coordenação da Divisão de Projetos e Programas.

HIPERATIVIDADE

Leonardo Valesi explica que a hiperatividade acomete as crianças em fase escolar, sobretudo a partir dos seis, sete anos e gera um prejuízo global na vida delas. Compromete a forma como desempenham as atividades escolares, nos demais ambientes sociais e até em casa. E isso porque não conseguem prestar atenção nos fatos rotineiros ou controlar o movimento: freqüentemente levantam da cadeira e saem do local onde estão, são agitadas e, não raro, impulsivas. Tais procedimentos, todavia, são confundidos com indisciplina, falta de limites, adverte ao lembrar que, na verdade, aquelas crianças necessitam de uma atenção própria.

- É um momento de se trabalhar, nas escolas principalmente, o acolhimento, a importância de se fazer uma escuta diferenciada dos anseios dos pequenos estudantes com necessidades especiais, que não atendem satisfatoriamente a um modelo didático convencional - destaca.

Lamenta que a falta desse tipo de respaldo na escola costuma provocar a evasão das crianças hiperativas.

PROGRAMA

Educação Inclusiva é um programa do governo federal que compreende a educação como um direito humano fundamental, tornando-se, assim, base para uma sociedade mais justa e solidária. Seu público-alvo é composto de crianças, jovens e adultos que apresentam algum tipo de deficiência. Cabe à secretaria de Educação Especial fomentar políticas para a construção de sistemas educacionais inclusivos. Nessa perspectiva, o MEC escolheu 144 municípios-pólo, entre os quais Montes Claros, para orientar a disseminação das ações do programa no território nacional.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por