Prefeitura abandona o Sapucaia com lista de problemas

Moradores da região reclamam de ruas esburacadas, acúmulo de lixo, ponte prestes a cair e insegurança

Márcia Vieira
O Norte - Montes Claros
20/11/2018 às 05:52.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:54
 (MANOEL FREITAS)

(MANOEL FREITAS)

Moradores do bairro na região do Parque da Sapucaia reclamam de descaso da Prefeitura de Montes Claros e do isolamento a que estão expostos em decorrência da falta de cuidados da administração municipal. A lista de problemas é grande e tira o sossego de quem escolheu o lugar para viver.

“As vias estão esburacadas, sem condições de transitar, sem iluminação e sofremos muito com a falta de segurança. Muitas vezes, precisamos de um remédio à noite e nenhum entregador se arrisca a vir até aqui. É um descaso muito grande da prefeitura com o bairro”, diz o jornalista Darlan Reginaldo, que mora no local há oito anos e reclama ainda que a única área de lazer que existia era o Parque da Sapucaia, que foi fechado.

“Falaram que era por causa do mosquito e da febre amarela, mas muito tempo se passou e nada foi feito para melhorar. Não se fala em reabrir o parque e as crianças que moram aqui não têm sequer uma praça para brincar”, diz Darlan.

“A prefeitura fala que é a construtora que detém a maioria dos lotes na região e que tem que consertar as vias aqui. A construtora fala que é a prefeitura. Já procuramos os vereadores, mas eles não olham por nós e a prefeitura só vai postergando o problema”, pontua.

O comerciante Émerson Vieira, também morador do bairro Sapucaia, disse que já procurou a prefeitura por diversas vezes, fez vídeos mostrando o problema e, ainda assim, não conseguiu a atenção do órgão. Ele revela que onde havia um lixão, a administração fez uma contenção que trouxe mais problemas do que solução.

“O acesso para entrar no bairro está muito difícil. Há uma terra acumulada que a prefeitura jogou mais para o asfalto do que para cima do meio-fio. A chuva veio e acumulou muito barro. Essa aparente contenção trouxe diversos outros problemas. Há um enorme buraco próximo à ponte de acesso, e alguns carros já caíram no local”, diz Émerson, que decidiu por conta própria sinalizar a via, colocando uma fita de isolamento para indicar o perigo e evitar que outros caíssem nas armadilhas.

MATO E LIXO
Outro sinal de que a comunidade está abandonada à própria sorte e que não tem retorno dos impostos que pagam é a falta de capina e o lixo jogado. “O mato está alto. Eles não capinam as beiradas e o local está infestado de animais peçonhentos. O lixo e entulho misturaram-se à terra que eles deixaram e cai direto no rio Verde, há poucos quilômetros de uma nascente”, diz Émerson.
 
SEM PERSPECTIVA
A professora Maria Amélia Feitosa pontua diversas situações que considera urgentes e necessárias para a administração resolver. “O bairro tem muito mato e não existe a limpeza. Aqui parece mais um depósito de animais doentes. Tem muitos cães que são trazidos e largados aqui. Estamos expostos ao risco de doenças o tempo inteiro. Coloquei telas em todas as janelas da casa para evitar mosquitos”, conta.

“O prefeito deveria direcionar o olhar para os bairros, ao invés de asfaltar o Centro”, desabafa Maria Amélia.

A reportagem acionou a assessoria de comunicação da Prefeitura de Montes Claros, mas não havia ninguém para falar sobre os problemas da região do Sapucaia.



 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por