Os atendimentos no posto de saúde do bairro Cintra foram suspensos na manhã de ontem após o local ser alvo de bandidos. Durante a madrugada, a unidade foi invadida e os ladrões levaram fios de cobre e o compressor do consultório odontológico.

O local possui sistema de alarme, mas de acordo com a Guarda Municipal, não foi acionado com a invasão. Segundo os funcionários da unidade, os suspeitos pularam o muro, quebraram uma das janelas e roubaram todos os fios de cobre e o aparelho compressor, que é utilizado para ligar todos os equipamentos do consultório odontológico.

Com o roubo, o sistema de ar-condicionado não pôde ser ligado e os pacientes tiveram que ser atendidos sob o calor de 35 graus (máxima de ontem), sem ter nem mesmo o uso de ventiladores.

No mesmo terreno do posto de saúde fica localizado o Centro de Órtese e Prótese, responsável por administrar o empréstimo e doação de cadeiras de rodas, muletas e outros acessórios para pessoas com deficiência.

Pela manhã, os atendimentos foram suspensos e os pacientes transferidos para a tarde. No entanto, os pacientes odontológicos não puderam receber os serviços, pois é necessário o compressor para os equipamentos do consultório funcionar. Um aparelho desses custa, em média, R$ 6mil.

Além da falta de vigias noturnos no local, o posto de saúde do Cintra está rodeado de mato, janelas quebradas e entulhos espalhados.

“É uma sujeira, nem parece um posto de saúde, onde deveria ser limpo e prezar pela saúde da gente”, pontua a dona de casa Carla Almeida, que levou os dois filhos para vacinar.

O secretário de Defesa Social, Anderson Chaves, disse que a Guarda Municipal e a Polícia Militar foram acionados e que os suspeitos não foram localizados. O responsável pelos alarmes do município, Edilson de Moraes, informou que o sistema está funcionando, mas que o sensor não foi ativado porque fica do lado de dentro. Morais destacou que instalará alarme no compartimento onde fica o compressor.

Hoje, os serviços na unidade de saúde funcionam normalmente, exceto as consultas com dentistas, que só retornarão quando um novo compressor for adquirido.