Pontos de ônibus envergonham a cidade

Jornal O Norte
06/04/2006 às 08:46.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:32

Iran Ferreira


Repórter


onorte@onorte.net

Além dos constantes atrasos, os usuários do transporte coletivo de Montes Claros enfrentam outro grave problema. A maioria dos abrigos de concreto dos pontos de ônibus está com a estrutura danificada. Rachaduras, muita sujeira e mato. Esta é a situação desses abrigos. Sem se falar que, quando chove, a situação é ainda mais dramática, pois não há proteção lateral.




Sujeira e mato no ponto da Avenida Magalhães Pinto


(fotos: Wilson Medeiros)

A vendedora Célia Cardoso utiliza o transporte coletivo duas vezes ao dia para ir ao trabalho. Para ela, o que mais incomoda é a sujeira e o mau-cheiro:

- Já basta ter que esperar o ônibus por mais de duas horas e ainda ter que suportar esse mau cheiro e tanta sujeira.

Esse problema descrito pela vendedora pode ser constatado no ponto de ônibus do mercado municipal. Limpeza é uma coisa que não existe no local.

LIXO E MOSQUITOS

De acordo com Maria Alves, dona de casa, o lugar está sempre cheio de lixo e mosquitos, dificilmente se vê um funcionário da prefeitura fazendo a limpeza. Já para a comerciante Graça Nepomuceno, é preciso um trabalho conjunto para resolver o problema:

- Muitas vezes, nós acabamos sujando o local. Então, a responsabilidade também é nossa. 

Nos bairros, a situação não é diferente. Os pontos, alguns abandonados pelos usuários, estão cheios de mato, pichações e animais peçonhentos. No Planalto, na Avenida Magalhães Filho, o abrigo é de concreto e está todo pichado. Segundo o porteiro Geraldo Santana, o ponto está praticamente abandonado devido à presença de vândalos:

- Ninguém mais pega o ônibus aqui, com medo de ser assaltado. Eu mesmo só estou aqui porque estou atrasado para o serviço.

No Jardim Liberdade, o mato tomou conta de um ponto localizado em rua de grande movimento no bairro. Em outros locais é possível encontrar abrigos em frente a garagens, o que atrapalha a entrada dos carros.

PROBLEMA DA SSU

De acordo com a gerente da Transmontes, Ana Luiza Pires, a empresa não é  responsável pela instalação e limpeza dos abrigos:

- Pelo contrato assinado com o município, a limpeza é responsabilidade da secretaria de Serviços Urbanos.

O gerente de serviços urbanos da prefeitura, Fabiano de Oliveira,  diz que a limpeza no ponto de ônibus do mercado é feita periodicamente. E a respeito do mato nos outros pontos, diz que a secretaria está fazendo um serviço de campina nos bairros, principalmente nas vias públicas.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por