A Polícia Militar lançou ontem a Operação Segurança Cidadã, que vai se estender até a próxima quinta-feira em toda a cidade. A ação foi criada em comemoração aos três anos de implantação das 13 Bases de Segurança Comunitária (BSC) na região - sendo 12 em Montes Claros e uma em Janaúba.

As bases foram implementadas em 2018 e contribuem para aumentar a segurança nas áreas onde foram instaladas. Em Montes Claros, elas estão nos bairros Centro, Alto São João, Cidade Nova, Dr. João Alves, Delfino Magalhães, Independência, Major Prates, Todos os Santos, Renascença, Edgar Pereira, Planalto e Vilage do Lago.

Segundo o tenente-coronel Giovane Rodrigues de Oliveira, comandante do 50° BPM, as bases comunitárias têm contribuído para a segurança da população. “Essas bases vieram para melhorar ainda mais a aproximação entre a Polícia Militar e a população, ampliando a acessibilidade do serviço à sociedade e contribuindo para a segurança subjetiva e objetiva da população nas áreas que são atendidas”, explicou o militar.
 
MAPEAMENTO
As bases ficam instaladas em áreas previamente avaliadas e com dois policiais que fazem rondas em motos pelas ruas dos bairros. Isso gera uma maior sensação de segurança aos moradores. 

“Foi feito um estudo estratégico e minucioso para distribuição dessas bases na forma de atender a população, os riscos criminais. Elas foram colocadas em locais estratégicos, de maior acessibilidade, para dar um melhor potencial de resultados positivos à população”, ressaltou o comandante.

O tenente-coronel aponta que os serviços hoje prestados pelas bases ajudam na resolução de conflitos localizados, bem como facilitam o acesso à população ao registro de ocorrências.

Para o presidente da CDL de Montes Claros, Ernandes Ferreira da Silva, a atuação da PM em Montes Claros para garantir a segurança pública, especialmente aos comerciantes, é positiva. “O que vemos hoje é uma situação de tranquilidade. Temos acompanhado com a PM e a população a segurança na cidade, que é sentida de forma direta e visual. Temos que reconhecer o belo trabalho que a PM tem feito e assistido a população, o comércio e a segurança pública da nossa cidade”, pontua.