Pais capacitados para o aleitamento

Semana Mundial do Aleitamento Materno quer destacar a importância dos homens na amamentação dos filhos

Carlos Castro Jr.
01/08/2019 às 05:50.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:48
 (GABI MARQUES/DIVULGAÇÃO)

(GABI MARQUES/DIVULGAÇÃO)

Celebrada anualmente na primeira semana de agosto em mais de 120 países, a Semana Mundial do Aleitamento Materno deste ano terá as atenções voltadas para os papais. O tema “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!” tem como objetivo mostrar aos homens a importância deles no processo de amamentação dos filhos.

A ação é um movimento estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) desde 1992. Em vários lugares do Brasil, as mulheres se reúnem para amamentar e trocar ideias e experiências. A expectativa neste ano é a de que os pais também participem dos movimentos.

Em Montes Claros, acontece no próximo sábado a quinta edição anual do “Mamaço”. Único no Norte de Minas, o evento será realizado na praça Dr. Carlos Versiani, a partir das 9h.

Uma das organizadoras do evento, a advogada Letícia Novato comentou sobre o tema proposto para este ano. “Levanta a importância de o homem se conscientizar. O apoio dele para a esposa nesse período é essencial. É um dos fatos que podem influenciar no sucesso da amamentação. É dar ao pai um papel mais ativo”, ponderou.

Na praça, o grupo fará uma sala com sofá para as mães lactantes. Especialistas de bancos de leite dos hospitais da cidade também estarão presentes para tirar dúvidas. É possível acompanhar ainda palestras sobre diversos temas voltados ao mundo feminino.

Sobre o “Mamaço”, a socióloga do Hospital Universitário Theresa Raquel Martinez explica que o movimento tem papel importante na ajuda e no relacionamento social entre as lactantes e a sociedade.

“As dificuldades que as mães enfrentam devem ser debatidas e encaradas com o compartilhamento de informações que ajudam essas mulheres nos desafios diários da maternidade, que ajudam no bem-estar das crianças e em seu desenvolvimento psicomotor e social, além de evitar futuros problemas na saúde dos filhos, pois a amamentação é um elo muito forte e deve ser incentivado sempre”, salientou.
 
MÃES AMIGAS
A organização do evento é realizada pelo grupo Mães Amigas de MOC. Elas mantêm um espaço em uma rede social com quase 8 mil participantes, dedicado à troca de experiências sobre os universos feminino e infantil.

“Era um grupo de mães de Montes Claros que se estendeu para a região. Promovemos vários eventos durante o ano, além de troca de experiências sobre a maternidade. É um apoio muito importante. Quando a mulher descobre que outras pessoas passaram por dificuldades iguais às dela e o que pode ser feito, ela passa a saber que não está sozinha”, disse Letícia Novato.

PROGRAMAÇÃO
Bate-papo 5º Mamaço:
9h20 – Dança com bebês – Laiza Coelho (dançarina e doula) e Laiza Coelho (doula)
10h – Alimentação após o primeiro ano – Roberta Cunha (nutricionista infantil)
10h40 – Amamentação e prevenção do câncer de mama – Gessandro Fernandes (mastologista)
11h20 – As dificuldades com a amamentação – Eliane Abreu (consultora em amamentação)
12h – Trabalho de parto e amamentação – Bruna Rodrigues (residente em enfermagem)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por