Operação na cidade interdita 16 ferros-velhos irregulares

Policiais verificaram 20 estabelecimentos para conferir se lojas e peças estavam devidamente cadastradas no Detran; mais vistorias serão realizadas

Christine Antonini
O Norte - Montes Claros
03/10/2018 às 06:28.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:46
 (CHRISTINE ANTONINI)

(CHRISTINE ANTONINI)

A polícia realizou ontem uma devassa nas lojas de autopeças usadas em Montes Claros. Para coibir a venda de produtos oriundos de roubo de carros, foram vistoriados 20 estabelecimentos – 16 acabaram interditados.

A Operação Desmonte foi realizada pela Delegacia Regional de Montes Claros em ação conjunta com a Divisão Especializada em Prevenção e Investigações a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DEIFRVA) do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran).

Foi a primeira fiscalização na cidade desde a criação da Lei do Desmonte, em 2014, e sua posterior regulamentação. E as ações devem continuar.

A ação tem por objetivo repreender o comércio ilícito de peças e prevenir a prática dos crimes de furto e roubo de veículos na cidade e região.

Durante a vistoria nas lojas foi analisado se peças, motores, carcaças de veículos e afins estavam devidamente cadastrados no sistema.

No bairro Jardim Primavera, um homem foi preso em flagrante no momento em que estava desmanchando uma motocicleta fruto de roubo. O caso foi encaminhado para a Polícia Federal.
 
IRREGULARES
Os alvos da fiscalização são as empresas de desmontagem, reciclagem, recuperação e comercialização de partes e peças de veículos automotores terrestres, os chamados ferros-velhos.

Os estabelecimentos que não estiverem credenciados no Detran para atuarem no setor serão interditados até que regularizem a situação e peçam autorização para reabrir. O cadastro deve ser feito no portal detran.mg.gov.br.

“Vamos realizar essa operação em todas as cidades do Norte de Minas. Há um ano, os estabelecimentos destes segmentos deveriam estar credenciados junto ao Detran. Sempre divulgamos isso e, antes de essa lei ser implementada, fizemos uma reunião com todos os proprietários”, pontua o delegado Rafael Lopes Azevedo, da Divisão Especializada em Prevenção e Investigação a Furtos e Roubos.

Os agentes da Polícia Civil analisaram com detalhes cada objeto para saber se estão cadastrados no sistema.

Há 20 anos trabalhando no ramo, Ailton Carlos Niza não estava com a situação regularizada e teve o comércio interditado.

“Agora é me adaptar às normas. Saindo daqui, já vou providenciar a regularização”, disse Ailton, dono de uma loja de sucatas.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por