Obra atrasada prejudica 480 alunos

Prefeitura deveria ter entregado quadra de esportes em maio, mas ritmo de trabalho segue a passos lentos

Manoel Freitas
Montes Claros
16/08/2018 às 07:16.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:57
 (MANOEL FREITAS)

(MANOEL FREITAS)

Aquela que seria a obra mais importante iniciada e concluída na administração do prefeito Humberto Souto pode deixar 480 estudantes a ver navios. A construção de uma quadra poliesportiva para a Escola Municipal Egídio Cordeiro Aquino, no bairro Independência, que deveria ter sido concluída em maio deste ano, está a passos lentos.

Quinze meses após o início das obras, apenas os serviços de fundação e o levantamento de 14 colunas de concreto foram realizados. A nova previsão de entrega é dezembro deste ano, no entanto, na última terça-feira, apenas dois funcionários trabalhavam no local. Nesse ritmo, dificilmente o espaço ficará pronto dentro desse prazo.

A obra, orçada em R$ 606.906,42 oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), prevê cobertura e vestiário. Ela fica a apenas 100 metros da escola, na Alameda das Américas, bairro Independência.

O espaço é a esperança para que os estudantes possam praticar esportes e outras atividades durante as aulas de educação física. Além disso, pode ser uma área de convivência da comunidade.

A conclusão das obras foi cobrada na última sessão ordinária do Legislativo, porque o espaço atenderia tanto a crianças dos anos iniciais quanto do ensino médio dos bairros Santos Dumont, Vila Real, Nova Suíça, Acácia e Monte Carmelo. Segundo moradores, na região não há nenhuma quadra poliesportiva.
 
IMPROVISO
A diretora do educandário construído em 2006 e que funciona em dois turnos, Carla Patrícia Rodrigues Vasconcelos, disse que a obra é muito relevante porque a escola carece de espaço para oferecer a prática de esportes.

Os alunos têm atividades duas vezes por semana, uma em sala de aula e outra improvisada nas instalações da instituição. Segundo a diretora, além dos benefícios físicos, a educação física diminui a agressividade. “Os alunos que praticam atividades físicas são menos agressivos, mais alegres, brincam mais, socializam com os colegas”, explica, admitindo que, “por problemas de contrato e licitação, a obra ficou mais de um ano parada”.

Para os pais, a conclusão da obra é fundamental para o bem-estar dos alunos. Girlene Pereira Santos, de 38 anos, tem dois filhos na escola –Mislene, de 4, e Victor Hugo, de 9 anos. Ela disse ser importante entregar a quadra dentro do novo prazo para que os meninos possam se exercitar. “A educação física deles é mais teórica”, afirma.

Crislaine Karine, de 28 anos, também tem dois filhos na escola do bairro Independência –Michael, de 8, e João Pedro, de 9 anos. “Acho essencial a finalização da quadra, porque na atualidade os meninos fazem educação física em grupos pequenos, pois o espaço é reduzido”, lamenta.

Ela acredita que, uma vez concluída, a quadra vai dar mais conforto. “E os meninos e meninas não vão mais trombarem uns nos outros”. 

Até o fechamento desta edição, a Prefeitura não deu retorno sobre o assunto.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por