Na praça contra o câncer de mama

Mutirão na Doutor Carlos pretende atender 2 mil mulheres amanhã e agendar mamografias gratuitas

Christine Antonini
O Norte - Montes Claros
04/10/2018 às 06:51.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:47
 (FÁBIO MARÇAL/DIVULGAÇÃO)

(FÁBIO MARÇAL/DIVULGAÇÃO)

Marque na agenda: nesta sexta-feira (05) é dia de cuidar da saúde e fazer exames de prevenção contra o câncer de mama. Mais de 2 mil mulheres são esperadas para participar da ação que acontece na praça Doutor Carlos, a partir das 8h.

O Mutirão contra o Câncer de Mama será realizado pelo Instituto Viver, em parceria com o Hospital Dilson Godinho –referência em tratamento oncoló-gico no Norte de Minas. A iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa, que alerta sobre a necessidade do diagnóstico precoce.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tumor na mama é o que mais mata mulheres no Brasil. Até o fim deste ano a expectativa é a de que 59.700 novos casos sejam diagnosticados e 14.206 mulheres morrerão com a doença.

O diagnóstico precoce do câncer de mama garante um tratamento mais eficaz e aumenta as chances de cura. “O câncer tem cura, mas as chances são muito altas quando se detecta no início. Mulheres estadeadas como I e II, segundo dados científicos, têm chance de cura acima de 92%, enquanto em estágios mais avançados a chance cai para menos de 45%”, explica Priscila Miranda, oncologista referência em tratamentos contra o câncer no Norte de Minas.
 
AÇÃO
O mutirão contará com enfermeiros e médicos. Mulheres de 50 a 69 anos poderão agendar gratuitamente a mamografia, exame que diagnostica o câncer de mama. O evento também traz orientação jurídica, testes de glicemia, aferição de pressão, massagem terapêutica, avaliação nutricional, corte de cabelo, esmalteria, sorteio de brindes, dentre outros serviços sociais.
 
EXAMES
No ano passado, através do mutirão do câncer, 600 mamografias foram realizadas sem nenhum custo para a população. A indicação do exame periódico pelo serviço público de saúde apenas para mulheres acima de 50 anos preocupa os especialistas, pois a doença vem atingindo cada vez mais mulheres jovens.

“O evento, além de proporcionar a promoção à saúde, busca conscientizar sobre o diagnóstico precoce da doença. Também é preciso orientar a população sobre a importância de fazer o tratamento oncológico completo”, pontuou Tiago Simões, organizador do mutirão.

As interessadas em agendar o exame devem levar xerox de identidade, CPF, comprovante de endereço.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por