Motocicletas na rua contra pipa cortante

Motoprotesto reunirá cerca de 50 grupos de motociclistas

Gian Marlon*
02/08/2019 às 06:29.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:49
 (MEGAMOTORCYCLE DIVULGAÇÃO)

(MEGAMOTORCYCLE DIVULGAÇÃO)

Devia ser só uma brincadeira inocente, mas nem sempre é. Soltar pipa torna-se uma atividade ilícita e perigosa quando não praticada com responsabilidade. É importante levantar a bandeira de que empinar pipa seja sempre uma diversão saudável, sem colocar em xeque a vida do próximo.

Para conscientizar adultos e crianças sobre os riscos de usar linhas cortantes, será realizado amanhã o Motoprotesto com o tema “Cerol Mata – Usar ou vender cerol e linha chilena é crime”. Idealizada pelo grupo Motociclistas Unidos de Montes Claros, a manifestação terá o reforço de 50 motoclubes e grupos de motociclistas.

Estarão pelas ruas de Montes Claros aproximadamente 200 motocicletas, de acordo com a organização. A saída do Motoprotesto será às 9h, da Igreja dos Morrinhos, e o ponto de chegada previsto é o Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves.

Dan Amarante, um dos organizadores do evento, reitera que a campanha já é realizada com frequência, com o intuito de alertar sobre o perigo das linhas cortantes. “Todos os anos fazemos uma passeata ou algo similar. Estamos com um projeto também de ir às escolas públicas e particulares para dar palestras para os alunos sobre o perigo de usar o cerol e a linha chilena”, conta ele.

Quem integra grupos de motociclistas conhece histórias que ficam marcadas na memória. Dan conta que a todo instante eles são notificados com casos semelhantes.

“Em meados de 2016, a esposa de um conhecido sofreu um acidente com linha chilena. Ela foi atingida próximo à testa e teve que passar por cirurgia. Hoje, está bem, mas ficaram as marcas. Há muitos outros casos que levaram a óbito. Os motociclistas são muito unidos. A gente sempre recebe depoimentos sobre casos de outras cidades”, revela.

As páginas dos principais jornais informaram, há poucos dias, uma dessas histórias tristes. O jovem Gabriel Alves, de 15 anos, morador de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, tinha o sonho de ser jogador, mas teve parte da perna amputada e o sonho interrompido. Ele sofreu várias lesões profundas, causadas por uma dessas linhas cortantes.
*Estagiário sob supervisão do editor

Motoprotesto- Tema: “Cerol Mata – Usar ou vender cerol e linha chilena é crime”- Amanhã (sábado), a partir das 9h- Concentração na Igreja dos Morrinhos e previsão de chegada da manifestação no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves- Organização: Grupo Motociclistas Unidos de Montes Claros- Outros 50 clubes e grupos de motociclistas participam- São esperadas 200 motocicletas no protesto


Lei estabelece multa para crime
A Lei Estadual 14.349/ 2002 proíbe o uso dessas linhas cortantes. A PM alerta que quem for visto usando linha chilena ou cerol pode ser multado em até R$ 1,5 mil.

Nos primeiros meses deste ano, durante operação, a Polícia Militar apreendeu 11 carretéis de linha com cerol e linha chilena, de pessoas que soltavam pipa. Três ocorrências de acidente de trânsito com vítima também foram registradas. Os mais afetados são os motociclistas.
 
VENTOS
Agosto é o mês em que se intensificam os ventos e quando as pessoas costumam soltar mais pipas.

“Primeiro, a gente enfatiza que não é uma dica. Isso é proibido. Os responsáveis serão culpabilizados, pois, na maioria das vezes, são menores que praticam. A orientação é para que, nos dias de chuva, não brinquem perto de antenas e de fios. De preferência, só soltem pipas sem rabiola, para não prender a pipa, e jamais usem linha metálica. É importante também brincar longe do perímetro urbano, soltar em lugares mais abertos, como um campo”, informa o cabo Rafael Souza, do Corpo de Bombeiros.

  

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por