Mini-zôo poderá ser reaberto em novembro

Jornal O Norte
28/07/2005 às 19:12.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:49

Railda Botelho


Repórter


railda@onorte.net

Projeto para manutenção do mini-zoológico de Montes Claros deverá ser enviado hoje a Belo Horizonte, conforme informa Adauto Marques Batista Filho, chefe da divisão de Parques da secretaria municipal de Meio Ambiente. De acordo com Adauto, a técnica do Ibama Ana Beatriz esteve em Moc vistoriando o mini-zoológico situado ao lado do parque municipal, no sentido de apontar as áreas que necessitam de manutenção prioritária.

A manutenção do zoológico só depende agora de autorização do Ibama, que irá analisar o projeto e dar o parecer final quanto aos locais que passarão por reformas. Estão previstas adaptações nas jaulas e em outras áreas que abrigam os animais.

Deverão ser colocadas, em volta do recinto dos macacos, cordas mais reforçadas, para que fiquem mais isolados das pessoas que teimam em alimentá-los com todo tipo de guloseimas.

Para Adauto Marques, a entrega do parque à população é apenas uma questão de tempo e, caso o Ibama concorde que o projeto esteja de acordo com as normas, as obras serão iniciadas imediatamente.

A construção de muro de proteção já foi concluída e, de acordo com Adauto, trata-se da proteção visual ao recinto dos animais, que não mais ficarão totalmente expostos, combatendo dessa forma  o grau de estresse a que eram submetidos.

Verba para a construção do muro foi solicitação feita pelo secretário de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro, à diretoria do IGS - Instituto Grande Sertão, entidade responsável, por delegação do ministério publico, de administrar recursos oriundos de multas e apreensões de origem ambiental.

Ainda dentro do processo de adaptação do mini-zôo às exigências do Ibama, o recinto que abrigava leões sofreu mudanças, ficando agora em área próxima à cerca, não oferecendo risco à população nem assédio por parte de visitantes.

Segundo a bióloga Carmem Lúcia Rocha Aguilar, responsável pelas adaptações do mini-zôo às exigências do Ibama, esse é um passo fundamental para que a população de Moc volte a ter acesso a uma das poucas opções de lazer gratuito e de qualidade.

O TAC - Termo de ajustamento e conduta firmado entre a prefeitura e o ministério publico atende solicitação do Ibama e autoriza a reabertura do mini-zôo ao público possivelmente  no mês de novembro deste ano.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por