Maus tratos começam a ser combatidos em casa

Jornal O Norte
28/04/2006 às 12:07.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:34

Rita Mendes


Especial para O Norte

A secretaria municipal de Saúde iniciou ontem, quinta-feira, um curso que pretende sensibilizar e capacitar profissionais de 15 unidades básicas de saúde para abordagens em casos de violência doméstica. A medida atende recomendação do ministério da Saúde, que estabeleceu políticas nacionais de redução da mortalidade por acidentes e violência, ao constatar que grande parte do problema está sendo verificada dentro das famílias.

O secretário municipal de Saúde, João Batista Silvério, informa que, depois do treinamento e sensibilização dos profissionais, o projeto passa para a fase de estruturação e organização da rede, quando serão criadas as comissões de prevenção e notificação de maus tratos contra crianças e adolescentes em todas as 15 unidades básicas de saúde:

- Todas as crianças e adolescentes têm direito à proteção, mas, para que esse direito seja exercido de forma eficaz, é preciso que os profissionais que atendem nas comunidades conheçam alguns tipos de maus tratos e estejam orientados sobre os procedimentos necessários ao se depararem com tais situações.

Em Moc, 120 profissionais divididos em três grupos irão passar pela capacitação. São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos. A socióloga especialista em saúde pública Tânia Maria Pereira, que ministrou as atividades ontem, acredita que, com a estruturação da rede de proteção será possível reduzir os índices de violência doméstica.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por