Mais um Montesclariô

_

Jornal O Norte
19/04/2017 às 09:29.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:59


Lucimery Lopes
Estagiária

Nos dias 21 e 22 de abril, sexta-feira e sábado acontece em Montes Claros o 3º Festival Cultural Montesclariô Capoeira. O evento será realizado na Associação Recreativa Cultural Aberrê Capoeira e na quadra poliesportiva do bairro Cristo Rei.

O presidente da Associação Recreativa e da Liga Norte Mineira de Capoeira, Wagner Ruas, conhecido como Mestre Aberrê, fala sobre a importância em promover a capoeira na região.

- Esse é o 3º Festival que realizamos e tem como foco promover a capoeira na região do norte de Minas. Precisamos divulgar cada vez mais e mostrar a cultura da capoeira para as pessoas, dando a oportunidade para que os atletas da cidade, que precisaram ir para outros lugares em busca de espaço, possam voltar e representar a região – explica o presidente.

PROGRAMAÇÃO
O Festival de Capoeira se inicia no dia 21, no espaço cultural Aberrê Capoeira com roda de abertura com convidados às 19 horas. No dia 22, acontece um momento especifico para graduados com café da manhã e oficinas. Já na quadra poliesportiva acontece um Aulão Aberto, com aulas para crianças e adultos de meia idade.  

Wagner Ruas ressalta que o evento contará com representantes de cinco estados, com nomes conhecidos na capoeira.

- O evento é gratuito para o público. Para os participantes é necessário pagar uma taxa de inscrição. Vamos ter a participação de grandes nomes do cenário mundial da capoeira, como mestre Lobão e mestre Maurão de São Paulo, o mestre Pretinho de Belo Horizonte, além da professora Lili de BH, e a contramestre Idalina de São Paulo e outros ainda a confirmar – informa Wagner Ruas.

O QUE FALTA

Mestre Aberrê fala sobre a valorização da capoeira, hoje, na região, e as oportunidades que estão surgindo para os atletas.

- Hoje, vejo a capoeira da cidade em nível regional com bons atletas e bons profissionais, mas ainda falta o profissionalismo da cultura para as pessoas entenderem que a capoeira precisa ser valorizada como cultura e também como instrumento educativo. Esse evento traz grandes oportunidades para os capoeiristas locais, além da carga de conhecimento que vai ser passada para quem quer trabalhar com a didática da capoeira – garante o mestre Aberrê.

As inscrições estão abertas até amanhã, quinta-feira, com desconto. A partir de sexta-feira, o valor será sem desconto. Quem quiser se inscrever deve procurar o espaço cultural Aberrê Capoeira a partir das 5 horas da tarde.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por