LIRAa alerta para risco de epidemia de dengue em MOC

Índice de 5,9% de infestação das larvas acende o sinal amarelo na maior cidade do Norte de Minas; Secretaria Regional de Saúde liberou “fumacê” para combater mosquito

Carlos Castro Jr.
23/01/2019 às 06:33.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:10
 (CARLOS CASTRO JR)

(CARLOS CASTRO JR)

Na primeira verificação do ano, o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti - LIRAa, mostra que há risco de epidemia de dengue em Montes Claros. O índice foi 5,9%, quando o considerado seguro é 1%. Os dados foram divulgados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

De acordo com o coordenador do CCZ, Flamarion Cardoso Gualberto, a situação é preocupante. “Está acima do recomendado pelo Ministério da Saúde”, reforçou.

Para diminuir o número de mosquitos adultos infectados, o CCZ informou que os bairros Vilage do Lago I, Vila Telma, Nossa Senhora das Graças, Vila Sumaré e Vila Castelo Branco estão recebendo o UBV motorizado (conhecido popularmente como fumacê). As ações devem seguir pelo menos até março.   

MAU EXEMPLO
A reportagem flagrou, ao lado do córrego Bicano, na divisa com o Bairro Dona Gregória – que aparece no levantamento com maior índice de infestação – um descarte de lixos diversos a céu aberto, o que aumenta os riscos para a população.

A prefeitura foi procurada para informar quando será feita a limpeza no local, mas até o fechamento desta edição não houve retorno.

Ação para reduzir efeito colateral do lixo e doença
Quem passa pela avenida Nossa Senhora de Fátima, na altura do bairro São Judas, se depara com um canteiro decorado com corações e lixeiras.

O trabalho é realizado pelo sapateiro e ex-vereador Osmar Pereira, de 75 anos. Cansado de lidar com o lixo, decidiu revitalizar o local.

“Aqui ficava uma montanha de lixo, então eu limpei tudo e transformei em um jardim. Foi para acabar com a sujeira”, completou.

As lixeiras têm ainda mensagens de conscientização para chamar a atenção da população para o risco da dengue, como “Dengue mata”, “Cuidado com a Dengue” e “Xô mosquito!”.

Ao menos 15 lixeiras já foram providenciadas, graças à iniciativa de Osmar Pereira. Além de fazer parte da decoração da “esquina revitalizada”, elas foram distribuídas em pontos estratégicos da rua e do bairro. Todas são produzidas com material reciclável.

A produção ganhou admiradores. Osmar tem lista com pessoas na fila de espera para ganhar lixeiras personalizadas.

“Eu faço, mas é para colocar na porta da casa. Se for para colocar no fundo, jogada no quintal, não entrego não”, disse seu Osmar, lembrando que a parte mais importante e de que faz questão é a mensagem de conscientização presente nelas.

“Simples, enfeita e muda completamente o ambiente”, finaliza, satisfeito com o resultado final.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por