Lapa Grande: lei estadual cria área de preservação ambiental em Montes Claros

Jornal O Norte
12/01/2006 às 10:17.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:28

O governador Aécio Neves criou nesta quarta-feira, dia 11, através do decreto nº 44.204, publicado no Diário Oficial de Estado, o Parque estadual da Lapa Grande. Com área estimada em sete mil hectares, o Parque da Lapa Grande será uma das maiores unidades de preservação do cerrado brasileiro, além de ser um dos maiores parques urbanos de todo o mundo, já que estará ocupando parte expressiva das regiões conhecidas como Grande Eldorado e Grande Santos Reis.

- O dia 11 de janeiro de 2006 certamente ficará marcado para sempre para todos os montes-clarenses, todos os norte-mineiros. Este é um dia histórico - diz o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro.

Desde o início de 2005, sob orientação do prefeito Athos Avelino, a secretaria municipal de Meio Ambiente, ao lado da Unimontes e do IGS - Instituto Grande Sertão, vinha desenvolvendo gestões junto ao governo do estado no sentido de viabilizar a criação do parque, com o objetivo de proteger e conservar o complexo de grutas e abrigos da Lapa Grande. 

O mais novo parque do estado localiza-se na antiga Fazenda Lapa Grande, que abriga extenso patrimônio natural e arqueológico, formado por cerca de 35 grutas, com destaque para a Lapa Grande, Lapa D’água e Lapa Pintada.

- Montes Claros ganha em todos os sentidos. Teremos um enorme complexo de lazer para a população do município e toda a região; um espaço perfeito para o desenvolvimento de pesquisas científicas em todos os segmentos ambientais, e, principalmente, será o parque estadual da Lapa Grande a garantia da preservação de enorme biodiversidade, referência, inclusive, para estudos internacionais de renomados autores – diz o secretário Paulo Ribeiro.

Segundo ele, além da Unimontes e do IGS, foram fundamentais para a viabilização desse projeto o IEF - Instituto estadual de florestas, o Iter-MG -  Instituto de terras de Minas Gerais e toda a sociedade civil organizada que apoiou o projeto desde o início, sem restrições. O secretário também faz menção especial ao governador Aécio Neves e ao secretário de estado de Meio Ambiente, José Carlos de Carvalho.

Ele lembra que o sonho com o Parque estadual da Lapa Grande começou em 1961, quando o então prefeito Simeão Ribeiro Pires assinou decreto dando utilidade pública às grutas Lapa Grande, Lapa D’água e Lapa Pintada. Em 1989, o então prefeito Mário Ribeiro deu continuidade ao processo de discussões com vistas à criação do parque. 45 depois, portanto, o desejo lúdico se transforma em realidade.

- A viabilização do Parque estadual da Lapa Grande é uma das maiores realizações, senão a maior, que Montes Claros recebe em toda a sua história. Todo o povo do município, certamente, está muito grato ao governo do estado, que resolve preservar uma de nossas maiores tradições – diz o prefeito Athos Avelino. 




Sempre protegida contra visitantes, Lapa Grande vira


patrimônio do povo através de lei
(Foto: Fábio Marçal)

De acordo com o reitor da Unimontes, Paulo César Almeida, esta é uma vitória da cultura, do meio ambiente, do universo acadêmico do Norte de Minas e de todos os setores produtivos da região.

- Montes Claros e o Norte de Minas que, com a consolidação do ensino superior de qualidade e da prestação de serviços referencial caminham em passo cada vez mais firme rumo ao desenvolvimento, só tem a ganhar. O Parque da Lapa Grande, com certeza, dará outra dimensão a diversas realizações importantes que necessitam ser implementadas em nossa região – diz.

Após a criação do Parque estadual da Lapa Grande, o governo de Minas Gerais deverá dar início ao processo de negociação das terras do empreendimento junto aos seus atuais proprietários. Enquanto esse processo não estiver concluído, lembra o secretário Paulo Ribeiro, o parque ainda não estará aberto à visitação pública.

O Parque estadual da Lapa Grande é o 26º de Minas Gerais. Está inserido na categoria de unidades de conservação de proteção integral, estabelecida pelo SNUC - Sistema nacional de unidades de conservação.

- Além da preservação do patrimônio histórico e natural, o parque pode significar um incremento no setor de turismo, gerando empregos e renda para a comunidade da região - diz Geovane Mendes Miranda, diretor de Unidades de conservação do IEF.

Minas Gerais possui cerca de 321 mil hectares de áreas protegidas em seus 26 parques estaduais. Atualmente, estão abertos à visitação os parques estaduais do Ibitipoca, na Zona da Mata; da Serra do Brigadeiro e de Nova Baden, ambos no Sul; da Serra do Rola-Moça, em Belo Horizonte; do Itacolomi, em Ouro Preto; do Rio Preto, próximo à Diamantina, e do Rio Doce, no Vale do Aço.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por