Jovens buscam carteira para o primeiro emprego

Jornal O Norte
26/07/2005 às 16:27.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:49

O ministério do Trabalho é um órgão federal e em Montes Claros está localizado na avenida Afonso Pena, 130, com atendimento desde seguro desemprego à fiscalização, medicina do trabalho, expedição de carteiras de trabalho, cálculos trabalhistas e auditorias fiscais.

A funcionária, Julie Cristine Cordeiro disse que existe hoje uma maior procura por parte de jovens que vão assumir o primeiro emprego, e precisam requerer a carteira profissional pela primeira vez, seguido ainda dos que vão requerer a 2º via do documento.

Conforme explicou Julie, são 25 funcionários que se dividem nos vários setores. Cerca de 70 pessoas procuram o órgão diariamente, somente para requerer a carteira profissional. Quanto ao seguro desemprego foram atendidas nos três últimos meses, 1100 pessoas.

No caso da expedição da 2° via das carteiras de trabalho, Julie Cristina falou sobre a vigência de uma lei que exige um boletim de ocorrências feito junto ao Detran, principalmente no caso dos documentos ainda não estarem assinados. No entanto, informações recebidas pela própria funcionaria, através do Detran, davam conta do fim da exigência, ou seja, que não seria mais necessário que o órgão enviasse ao Detran as pessoas interessadas em fazer o boletim.

Julie afirmou que no momento em que recebeu a informação já havia encaminhado ao Detran cerca de 10 pessoas que queriam renovar o documento.

TEMPO PERDIDO

O estudante César Henrique Coimbra disse ter ficado revoltado com o fato de só ter recebido a informação quando já havia perdido um tempo enorme indo ao Detran. Conforme afirmou, faltou aos próprios funcionários do órgão procurar se informarem sobre estas questões burocráticas, evitando complicar ainda mais a vida das pessoas.

Procurado pela reportagem de O Norte, o subdelegado substituto do trabalho, Ernesto Veloso Costa falou sobre o impasse surgido a partir da informação, explicando que não havia sido informado de nada. Ele acha que o que ocorreu foi um erro de entendimento da própria funcionaria que é novata, e não soube explicar com clareza o fato.

Ernesto deixou claro que esta é uma determinação que já existe há muito tempo, e que vai continuar valendo, ou seja, é preciso que se faça o boletim de ocorrências antes de requerer a 2ª via do documento, sendo que essa é a única forma de se dar baixa no documento, já que todos possuem um número de serie que controla a vida do trabalhador - e mesmo já de posse do novo documento ele terá garantias no que se refere ao que foi substituído.

O subdelegado substituto informou, ainda, que há um ano as carteiras de trabalho estão com um novo modelo, e que no próximo dia 28 de julho será implantado serviço semelhante na cidade de Janaúba, que contará com a presença do delegado regional do trabalho, Carlos Calazans.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por