Hemocentro pede revisão de sinalização

Órgão mandou ofício à MCTrans solicitando que proibição de estacionamento no local seja reconsiderada

Márcia Vieira
14/02/2019 às 05:58.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:32
 (MÁRCIA VIEIRA)

(MÁRCIA VIEIRA)

A diretoria do Hemocentro Regional/Fundação Hemominas em Montes Claros tenta reverter a proibição de estacionamento em frente à unidade, implantada pela MCTrans. No local, agora só é permitido o embarque e desembarque de passageiros, o que tem prejudicado a operacionalização da unidade de doação de sangue. A direção enviou um ofício à empresa que gerencia o trânsito na cidade solicitando a revisão da sinalização.

Segundo o coordenador do Hemocentro, José Geraldo Maia, é preciso haver uma área liberada para a carga e descarga de suprimentos, que acontece durante todo o dia. Ambulâncias e vans chegam à unidade para buscar sangue para os hospitais, além de pessoas que levam insumos para abastecer o local.

Com a nova sinalização, os motoristas ficaram impedidos de estacionar para descarregar o material e, de acordo com José Geraldo Maia, alguns condutores foram multados.

“Nós enviamos ofício à MCTrans para pedir readequações. A placa colocada é de embarque e desembarque, ou seja, permite uma situação muito rápida e isso tem gerado um transtorno muito grande”, avalia. José Geraldo sugere a criação de uma área de carga e descarga.

Localizado à rua Urbino Viana, ao lado da Câmara Municipal, o Hemocentro de Montes Claros possui um espaço recuado para estacionamento de motos e bicicletas de doadores que diariamente chegam ao local. Mas não é permitida a para de carros.
 
DEFICIENTES
José Geraldo relata outra situação que acontece com frequência na unidade e que pode prejudicar os motoristas. “Há casos em que o condutor tem que descer do carro para ajudar a desembarcar a pessoa com deficiência e conduzi-la até o ambulatório. Ela também ficaria sujeita a multa. Realmente é uma situação inadequada”, complementou.

Para o vereador Valcir Soares (PTB), a MCTrans “mais uma vez comete uma falta de respeito com a população”. Ele critica o fato de as mudanças terem sido feitas sem consultar o Hemocentro, para saber das demandas da unidade, nem foram informadas à população. “É uma atitude arbitrária. Mudanças na sinalização exigem avaliação e planejamento”, ressalta, alegando que isto não está acontecendo em nenhuma das ações da autarquia.

“Chegamos a ver o gestor da MCTrans aqui na rua aplicando multas. Isso é imoral. Ele não tem essa função. Ele desceu do carro, que ficou parado em local inadequado e com a porta aberta, atrapalhando a passagem de pedestres. Normas de trânsito são feitas para todos”, aponta o vereador.

Um servidor que pediu para que não fosse identificado ressaltou que as medidas adotadas pela MCTrans são “estranhas e requerem apuração mais detalhada por parte das autoridades locais”.

“Fizemos abaixo-assinado para levar à Câmara. Os vereadores e autoridades públicas têm que tomar providências. E que levem o diretor à Câmara para dar explicações”, argumenta.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por