Em solenidade realizada na Unimontes, o prefeito Athos Avelino oficializou ontem, sexta-feira, parceria que prevê a instalação da Vara da justiça federal e do juizado especial em Montes Claros. Participaram o juiz diretor da JF em Minas Gerais, Ricardo Machado Rabelo, a juíza da 15ª Vara da JF da seção judiciária do estado, Edna Fagundes Veloso, os secretários municipais de Administração, Atividades e Serviços Urbanos e Indústria, Comércio e Turismo, Antônio Dimas, Jessé Lima e Adauto Marques, o reitor da Unimontes Paulo César Almeida, além de várias autoridades da sociedade civil organizada.



De acordo com Athos Avelino, nessa parceria, a prefeitura vai ficar responsável pela mão de obra necessária, que deverá custar cerca de R$ 11 mil. Os serviços incluem reforma e adaptação do prédio, localizado na Avenida Sanitária, onde até há pouco tempo funcionava o Banco Rural. A administração municipal cederá, ainda, cinco servidores municipais para apoio administrativo.



null


O prefeito Athos Avelino assina termo de parceria na Unimontes (Foto: Fábio Marçal)



OUTROS PARCEIROS



O prefeito de Capitão Enéas, Reinaldo Teixeira, vai contribuir com a quantia de R$ 5 mil para ajudar na reforma. Com a quantia de mesmo valor, a OAB de Moc entra como parceira dessa empreitada. Parte do material, como ar condicionado, sistema de segurança e luminárias, será cedida pela Fiemg. Já a assinatura de convênio entre a Unimontes e a Vara federal visa à concessão de estágio a alunos dos cursos de graduação.



Para o juiz Ricardo Machado Rabelo, a instalação da Vara federal representa um marco para a história de Moc, pois, além da proximidade que o cidadão terá com o poder judiciário federal, será o primeiro passo para que, num futuro próximo, a Vara possa ter sua sede própria.



A Vara da justiça federal, prevista para ser inaugurada em outubro próximo, deverá atender a uma demanda de aproximadamente 9 mil processos.