Feriadões reduzem estoque de sangue

Três datas comemorativas em um mês afastam doadores do Hemocentro, que alerta para escassez em caso de acidentes

Manoel Freitas
O Norte - Montes Claros
15/11/2018 às 07:45.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:50
 (MANOEL FREITAS)

(MANOEL FREITAS)

Responsável pelo abastecimento de sangue de 38 hospitais em 26 municípios do Norte de Minas, o Hemocentro Regional de Montes Claros está com o estoque reduzido. A diminuição se deve, principalmente, aos três feriados deste mês de novembro: Finados, no dia 2, Proclamação da República, hoje, e Dia da Consciência Negra, na próxima terça-feira.

“Nos feriados, a coleta ou a perspectiva da vinda de candidatos à doação é automaticamente reduzida porque muitas vezes eles aproveitam esses dias de folgas para outros compromissos”, diz a responsável pela Captação de Doadores do Hemocentro, Rosana Silva.

A escassez de sangue torna-se mais preocupante ainda nos feriados prolongados pelo fim de semana, como acontece de hoje até domingo. Com as estradas cheias, aumentam os riscos de acidentes, cujas vítimas podem precisar de transfusão durante o socorro hospitalar.

Rosana diz que desde o início de novembro foi intensificada a coleta de sangue, mas os estoques estão aquém para garantir o atendimento aos hospitais em caso de grande aumento no número de acidentes.

Segundo ela, o Hemocentro atende em média a 2 mil candidatos à doação por mês, coletando cerca de 1,5 mil bolsas, com as quais são produzidos aproximadamente 4 mil hemocomponentes.

“Somos responsáveis por 100% do atendimento da demanda transfusional pública e privada da macrorregião do Norte de Minas”, diz.
 
AMBULATÓRIO
O laboratório do Hemocentro, segundo Rosana Silva, assiste três mil pacientes pelo SUS, que recebem a transfusão local, com agendamento prévio”. O atendimento no ambulatório é exclusivo aos portadores de doenças que precisam de acompanhamento médico hematológico.

A demanda do ambulatório é de pacientes portadores de coagulopatias e hemoglobinopatias hereditárias, além de anemia falciforme _segundo ela, a doença que exige transfusão mais frequente no Norte de Minas.

“Aqui na região a incidência é muito grande de anemia falciforme porque temos forte característica do Nordeste e essa anemia é uma herança afro-descendente”, observa Rosana, lembrando que, para cada 1.400 nascidos, um pessoa é portador da doença e precisa de atendimento periódico.
 
SALVANDO VIDAS
Clarice Santos Nunes Trindade, natural de Coração de Jesus, é uma que não deixa a solidariedade de lado nem na semana de feriado. Ela conta que voltou a doar sangue para socorrer paciente submetidos a cirurgias na Santa Casa de Misericórdia, em Montes Claros. Na sua visão, doar sangue é antes de tudo “um ato de doar a vida”. “Não custa nada ceder um pouco para quem muito precisa, contribuir com um irmão, porque não se sabe o dia de amanhã”, diz lembrando que seu gesto leva em conta a estatística, segundo a qual de cada três pessoas pelo menos uma precisa de transfusão de sangue em algum momento da vida.

SERVIÇO
Hemocentro Regional de Montes Claros

Rua Urbino Viana, 640, Bairro Vila Guilhermina
 
Atendimento
Segunda a sexta-feira: 7h às 17h30
Telefone: (38) 3218-7800
Fax: (38) 3218-7849
 
Deficientes auditivos e de fala
0800- 200 155
 
Cadastramento de Candidatos à doação de Medula Óssea
Segunda a sexta-feira: 7h às 17h30
 
Doação de sangue
Horário de atendimento

Segunda a sexta-feira: 7h às 17h30
Telefone: (38) 3218-7813/(38) 3218-7814/(38) 3222-3946
Agendamento por telefone: 155 - opção 1
 
Atendimento Ambulatorial
Horário de atendimento
Segunda a sexta-feira: 7h às 18h
Telefone: (38) 3218-7833 e (38) 3222-3005
 
Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue acessar http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/
cidadao/doacao/condicoes_doacao ou ligar para o 155.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por