Faltam vacinas contra a gripe para profissionais da saúde em MOC

Apenas 70% desse público foi imunizado contra a gripe na cidade, que priorizou pessoas que estão na linha de frente contra a Covid-19

Christine Antonini
O Norte
28/04/2020 às 12:01.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:22
 (Divulgação)

(Divulgação)

Eles estão na linha de frente da batalha contra a Covid-19 e, portanto, mais expostos à contaminação. Precisam então estar blindados contra outros tipos de doenças que podem aparecer com mais intensidade nessa época, como a gripe. No entanto, os profissionais de saúde de Montes Claros não conseguiram ser imunizados na primeira fase da 22ª Campanha de Vacinação contra a Gripe.

O índice de cobertura dessa categoria ficou em apenas 70,98%, segundo dados repassados pela Secretaria Municipal de Saúde a O NORTE. A justificativa, de acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal, é a de que não havia doses suficientes para todos os profissionais da saúde.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Mara Ribeiro, afirma que o governo de Minas não encaminhou a quantidade de doses suficientes para imunizar o público preconizado em Montes Claros.

Com relação aos idosos, cuja vacinação também ocorreu na primeira fase da campanha, o município pediu 54 mil doses, porém foram enviadas 36,2 mil. Mas 41.291 pessoas acima de 60 anos foram vacinadas, o que reduziu o número de doses disponíveis para quem trabalha na saúde.

O município decidiu, então, priorizar os profissionais que estão na linha de frente contra o novo coronavírus, principalmente aqueles que trabalham em hospitais e postos de saúde.

Segundo o balanço municipal, 8.735 profissionais da saúde receberam a imunização, o que representa 70% do total. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 90%.

“O Ministério da Saúde envia as doses para o Estado, que repassa aos municípios. Contudo, a quantidade foi insuficiente. Conseguimos vacinar praticamente todo o público idoso, porque fomos às residências e fizemos uma força-tarefa para o máximo de pessoas acima dos 60 anos serem imunizadas”, frisa a coordenadora. 

Em nota, o Ministério da Saúde informou que devido à grande demanda da vacina contra a gripe, especialmente por causa da Covid-19, foram distribuídas as doses de acordo com o último balanço da campanha. A nota ainda ressalta que mais doses serão entregues até o final deste mês.

A campanha está agora na 2ª etapa, com vacinação prioritária de profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis; funcionários do sistema prisional; jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por