Exército ‘contrata’ pipeiros até segunda

Nova “Operação carro-pipa” pretende levar água para mais de 27 mil pessoas em situação de seca extrema

Christine Antonini
O Norte - Montes Claros
20/10/2018 às 06:15.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:20
 (AGENCIA BRASIL/Divulgação)

(AGENCIA BRASIL/Divulgação)

O Batalhão do Exército de Montes Claros está credenciando motoristas de caminhões-pipa interessados em fazer o transporte de água para 27.610 flagelados da seca de oito municípios da região Norte de Minas.

Na área mineira da Sudene, 107 municípios já decretaram situação de emergência. O Ministério da Integração Nacional reconheceu o problema em 83 deles até o momento. As últimas cidades a serem incluídas nesta lista foram Jequitinhonha e Comercinho.

A medida permite que a União destine recursos para iniciativas de abastecimento, como caminhões-pipa e implantação de adutoras.

O balanço da Defesa Civil Estadual foi divulgado na última segunda-feira.

A situação é ainda mais crítica em Rio Pardo de Minas, Espinosa, Itaobim, Jaíba, Januária, Mamonas, Manga e São Francisco.

O edital prevê que a quantidade de cidades ainda poderá ser alterada, de acordo com a decisão da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração Nacional.
 
ATENDIMENTO
Inicialmente, o cadastramento feito pelo Exército, que vai até 22 de outubro, atenderá estes municípios, mas, caso haja agravamento da seca, a quantidade de localidades poderá ser ampliada. Serão atendidas 585 áreas com 746 viagens a um custo total de R$ 147.227,50.

Os interessados em se cadastrar para realizar o transporte devem procurar a sede do Exército em Montes Claros, na avenida José Carlos Vale de Lima, s/n.
 
ESTIAGEM
Montes Claros não entrou na lista oficial dos flagelados da seca, mas a população também enfrenta escassez hídrica.

Conforme levantamento da Emater, 20% da população rural sofre as consequências da grave estiagem, o que já levou o município a decretar estado de calamidade em 37 comunidades, afetando 3.500 pessoas. A lavoura e a criação de animais foram fortemente impactadas.
 
PREVISÕES
A estiagem já dura mais de três meses no Norte de Minas e nos vales do Jequitinhonha e Mucuri. De acordo com o Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, a chuva deve chegar nos próximos dias, mas será insuficiente para o resolver o drama de milhares de famílias.

A frente fria que vem causando temporais na Região Central do Estado deve chegar ao Norte e aos vales do Mucuri e Jequitinhonha, mas não da forma que essas regiões precisam no momento.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por