Está muito difícil sobreviver no bairro Mangues

Jornal O Norte
27/04/2006 às 11:28.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:34

Samuel Nunes


Repórter


samuelnunes@onorte.net

Uma vez mais na ronda pelos bairros de Montes Claros, a reportagem de O Norte esteve na manhã de no Bairro Mangues, localizado na parte Sul da cidade, na região do grande Major Prates. Esse bairro surgiu em meados de 1998 e tinha nessa época aproximadamente 48 famílias como moradores. O tempo passou e, atualmente, o bairro conta com um contingente populacional de aproximadamente 278 famílias. Segundo o presidente da Associação de moradores do bairro, Luiz Soares, algumas melhorias têm sido realizadas pela atual administração, como a linha de ônibus que foi solicitada por ele e que  atende os moradores.

PRIORIDADES DO MANGUES

O Bairro Mangues carece de algumas melhorias, como o cascalhamento de todas as ruas, colocação de meios fios e também uma limpeza geral. Segundo Luiz Soares existem ruas no bairro que precisam também da colocação de postes de luz, pois algumas ainda não têm iluminação. Em outras, Luiz conta que a situação em época de chuvas se complica, chegando ao ponto de ficarem intransitáveis como, por exemplo, as ruas B e E.




Reportagem de O Norte anda com dificuldade no Bairro Mangues


(foto: Wilson Medeiros)

No caso específico da Rua B, a reportagem esteve no local, e realmente andar pela rua é algo extremamente difícil, inclusive para fazer a matéria, uma vez que buracos, lama e o péssimo estado de conservação da rua dificultam a chegada. Mas o que chama a atenção, além de todos esses problemas, é a existência de uma barroca que se localiza praticamente no início da rua. Alguns moradores utilizam uma manilha para passar sobre um córrego, correndo o risco de cair no mesmo e contrair algum tipo de doença, uma vez que a água do córrego é considerada imprópria para consumo.

Em entrevista a O Norte, o morador Augusto Ferreira Santos conta que essa é a pior rua do bairro e, em época de chuva, a situação se agrava ainda mais. De acordo com o presidente da Associação de moradores do Bairro Mangues, Luiz Soares, vários ofícios já foram encaminhados à secretaria de Serviços Urbanos no sentido de atender a solicitações dos moradores, no entanto, o secretário Jessé Lima não deu a menor importância às reivindicações. O Norte teve acesso à cópia de um dos ofícios e nele está escrito que a associação reforça um pedido ao secretário de Ação Social, Vero Franklin, referente a 58 famílias que residem nesse bairro e que há mais de 10 anos construíram suas casas em terrenos que ainda não têm documentação. Luiz Soares conta que aguarda uma solução para esse problema, mas, a exemplo de Jessé, esse servidor público também não atendeu o pedido.

COMBATE A RATOS

Um ponto considerado pelo presidente da associação como positivo é quanto a um pedido encaminhado à chefe da divisão de Zoonozes, Marília Fonseca Rocha, com relação ao combate a ratos e mosquitos que estavam colocando em risco a saúde da população. Segundo Luiz Soares, os moradores não estavam tendo o controle da situação, sobretudo devido a lotes vagos onde existe uma grande quantidade de entulhos. Ele agradece por esse pedido atendido, pois o combate já está sendo feito no bairro.

LADO DA PREFEITURA 

De posse das solicitações dos moradores do Bairro Mangues, a reportagem fez um contato com a prefeitura de Moc e a informação que obteve, através da Ascom, é que, por meio da secretaria municipal de Planejamento, que o plano de asfaltamento do município depende de recursos que a administração vem tentando conquistar por meio de convênios com o governo federal e também o governo do estado. No entanto, uma forma de garantir o cumprimento do seu plano de metas e de viabilizar o asfaltamento das principais vias de acesso da cidade é através do aumento da arrecadação de tributos. 

Segundo a prefeitura, todo contribuinte pode colaborar pagando em dia seus tributos, como IPTU, o que permitiria o asfaltamento de vias públicas. No que diz respeito à iluminação, a prefeitura informa que, em cumprimento a convênio firmado entre a administração e a Cemig, até o final de 2006 Moc terá 100% de iluminação pública.

Outra informação passada pela Ascom diz  respeito a um cronograma de trabalho por parte da secretaria de Serviços Urbanos. Está previsto um cronograma de limpeza e retirada de lixo e entulho no Mangues e no Santa Rafaela e, ainda, o patrolamento e encascacalhamento das vias de acesso a esses dois bairros a partir da segunda quinzena de maio.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por