Esperança para o sobrado

Na sexta-feira, Conselho Municipal do Consumidor decide se compra imóvel tombado

Manoel Freitas
12/12/2018 às 06:41.
Atualizado em 05/09/2021 às 15:31
 (MANOEL FREITAS)

(MANOEL FREITAS)

Com risco iminente de desabamento, a fachada do Sobrado dos Telles e Menezes foi isolada pela Defesa Civil municipal na última segunda-feira. Por várias vezes o órgão cercou a calçada com fita de sinalização, mas a população sempre arrancava o material. Para evitar acidentes, pois partes do reboco estão caindo, os tapumes foram colocados para evitar a passagem de pedestres.

Erguido em 1885, o imóvel tombado pelo patrimônio municipal está em péssimas condições. A prefeitura realiza um processo licitatório para o escoramento do prédio, o que pode demandar ainda mais duas semanas. Com as chuvas constantes, a construção vem cedendo e já causou até rachaduras no imóvel vizinho.

Uma das soluções para a restauração do bem histórico é a compra do sobrado pela Promotoria de Defesa do Consumidor. Na próxima sexta-feira, às 9h, será realizadas uma reunião do Conselho Municipal do Consumidor, na Casa da Cidadania, para decidir sobre a possível aquisição do prédio com recursos do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.

Contudo, de acordo com o titular da Promotoria de Defesa do Consumidor, Felipe Gustavo Gonçalves Caires, “na reunião os conselheiros escolherão um dentre três terrenos para sediar órgãos ligados à defesa do consumidor, e o Casarão dos Telles é um deles”.

De acordo com a Promotoria de Defesa do Consumidor, caso o Sobrado dos Telles e Menezes seja escolhido, “aí haverá um rateio de despesas para resolver tanto a questão da estruturação do órgão de defesa do consumidor, quanto a questão da preservação do casarão”.

Na tarde de ontem, a historiadora Raquel Mendonça, ex-presidente e uma das fundadoras do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Montes Claros, disse acreditar que os demais membros do conselho, presidido pela Promotoria de Defesa do Consumidor, optarão pela compra do Sobrado dos Telles e Menezes.

“Dos mais de 60 bens imóveis de caráter histórico de Montes Claros, apenas 16 são tombados pelo patrimônio histórico e, nesse conjunto, merece atenção e preocupação de todos o estado crítico em que se encontra o Sobrado”, alertou.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por