Encontro de negócios e artesanato coincide com festas de agosto

Jornal O Norte
09/08/2005 às 18:12.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:49

 

Railda Botelho

Repórter


railda@onorte.net







O II Encontro mineiro de negócios e artesanato, uma parceria da prefeitura de Montes Claros com o Sebrae - Serviço de apoio às micro e pequenas empresas, será realizado de 17 a 21 deste mês, com público estimado pelos organizadores, durante os cinco dias do evento, de 10 mil pessoas. Em uma área de 1.500 metros quadrados começa a ser montado no próximo dia 08, na Praça de Esportes, a  estrutura do pavilhão, onde serão instalados  os estandes.

 

A região macronorte, que é formada pelo Norte de Minas, Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, contará com 32 estandes de um total de 66 e, de acordo com o representante do Sebrae Armírio Duque de Oliveira Neto, cada um dos 32 artesãos que participarão da rodada de artesanato poderá expor de uma a dez peças, desde que esteja dentro do mesmo segmento para o qual foi selecionado.

 

O pavilhão será aberto somente para negociantes nos dias 17 e 18, e já existe a confirmação da vinda de alguns compradores internacionais, como de Israel, Espanha e Áustria, além de compradores nacionais de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.






EMPREENDEDORISMO

 

Existem expectativas por parte dos organizadores no sentido de que os artesãos exerçam o empreendedorismo. Por ocasião do primeiro encontro, que foi realizado em Poços de Caldas, o volume de negócios girou em torno de 3 milhões de reais.

 

Em Moc, espera-se o mesmo valor no que se refere à beleza e à riqueza cultural do artesanato de raiz, que é produzido no Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri, segundo Armírio.

 

Para a divulgação do artesanato regional, um catálogo trilingüe foi divulgado em português, inglês e francês. As línguas foram escolhidas de acordo com a demanda de mercado, que se evidenciou ainda no primeiro encontro.

 

O catálogo de artesanato Minas Geraes 2005/2006, com aproximadamente 450 fotos, será comercializado e distribuído durante o encontro.

 

O local poderá ser visitado pela comunidade durante os dias 19, 20 e 21 de agosto, por ocasião da Feira estadual de artesanato quando, além dos artesãos selecionados, estarão em exposição peças produzidas pela Apas - Associação de promoção e ação social, Casa do artesão e Ademoc - Associação dos deficientes de Montes Claros.

 

A feira funcionará de 16 às 22 horas na sexta feira, e no sábado e domingo, o horário será de 10 da manhã às 22 horas.

 

A Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros e o Conservatório estadual de música Lorenzo Fernandez são responsáveis pela programação artística e cultural do evento. A comissão organizadora, da qual faz parte a gerente de turismo e eventos, Kênia Torres Ribeiro, está otimista quanto aos possíveis negócios gerados durante a rodada.

 

A data coincide com as Festas de agosto, autêntica manifestação da cultura norte mineira, que acontece há mais de 30 anos, com grande público local, de outros municípios, outros estados, e também do exterior, sem contar o entusiasmo de nossa gente e a beleza do nosso artesanato.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por