Domingo de alerta contra o glaucoma

Hospital das Clínicas realiza evento para conscientizar sobre importância do diagnóstico precoce da doença

Gian Marlon*
24/05/2019 às 21:51.
Atualizado em 05/09/2021 às 18:49
 (ARQUIVO PESSOAL)

(ARQUIVO PESSOAL)

Neste domingo é celebrado o Dia Nacional de Prevenção ao Glaucoma – a segunda maior causa de cegueira no mundo, só perdendo para a catarata. Sem cura, pode levar à perda irreversível da visão, quando o diagnóstico acontece tardiamente.

Para conscientizar a população sobre a importância da descoberta precoce da doença, o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira, junto ao Centro de Terapia Oftalmológico e da Liga de Oftalmologia da Funorte (Loaf), realizará neste domingo uma ação alusiva à data no Parque Municipal Milton Prates, em Montes Claros.

Das 8h às 12h serão oferecidas avaliações oftalmológicas, aferição de pressão, massagens corporais e orientações de saúde para a população. Os serviços serão realizados pelas equipes de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Educação Física da Funorte.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a estimativa é a de que 80 milhões de pessoas terão glaucoma no mundo. Hoje, o problema atinge entre 1% e 2% da população com mais de 40 anos.

A oftalmologista Ariadna Borges Muniz, que atende no Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira, explica que o glaucoma é uma degeneração do nervo ótico.

“É uma doença silenciosa degenerativa. As pessoas não têm sintomas. É mais comum no homem acima de 40 anos da raça negra, mas isso não impede que criança, mulher ou pessoas mais jovens tenham. Então, a melhor forma é a prevenção. Por isso, a importância deste diagnóstico”, explica.

Também é comum o glaucoma ser chamado de “luvas de lã” – quando a pessoa vai perdendo a visão periférica. No momento em que chega à visão central e já está avançada, a doença é irreversível.  
 
PREVENÇÃO
A medição da pressão intraocular durante a campanha marcada para domingo vai acontecer por meio de um autotonômetro.

Se o resultado estiver acima dos 20 mm de mercúrio, há chance de detecção.

Assim, para dar o diagnóstico definitivo, haverá uma triagem com início nas ações programadas para 26 de maio.

“Vamos fazer essa triagem para ver se a gente diagnostica. Com o diagnóstico, a gente vai dar continuidade no Hospital das Clínicas destes pacientes, começando pelo encaminhamento. É uma ação de grande relevância para a saúde ocular”, diz a oftalmologista Ariadna.
 
Estagiário sob supervisão do editor*

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por