Comunidades rurais de MOC sofrem com o descaso do município: ficam isoladas e sem mobilidade

Márcia Vieira
O NORTE
26/09/2020 às 02:20.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:38
 (divulgação)

(divulgação)

De norte a sul da cidade, em quaisquer dos atalhos buscados para se chegar à zona rural, não existe uma única estrada em boas condições de tráfego. A afirmação é do vereador Sérgio Pereira (Avante), cuja bandeira defendida no Legislativo é sobretudo a do homem do campo.

Sérgio tentou recentemente chegar à comunidade de Borá, mas não conseguiu em razão das grandes dificuldades para vencer os obstáculos no meio do caminho. Uma das pontes da principal estrada que leva ao local caiu e um caminhão que tentou fazer a travessia ficou preso, interditando a via.

“Eu venho pouco aqui, mas e aqueles que precisam todos os dias fazer esse caminho? Essa não é a única ponte nessas condições. Em Aparecida do Mundo Novo a queda da ponte vai fazer aniversário e nada de consertar. Agora, essa aqui, que certamente vai ficar para o próximo prefeito fazer porque, nessa gestão, eles não têm a mínima atenção com a zona rural. O prefeito só preocupa em asfaltar uma rua em cada bairro para dizer que está asfaltando a cidade, mas nem faz o serviço completo”, disse o vereador.

Sérgio Pereira diz ainda que a Prefeitura de Montes Claros teve todo esse tempo para fazer o conserto. “E não fizeram. Agora as chuvas começaram e eles vão dizer que tem que esperar a chuva passar”.

PRODUÇÃO
A comunidade de Borá tem cerca de 300 famílias e muitas sobrevivem vendendo o que produzem. Sem a ponte, eles ficam impedidos de escoar a produção. Em tempos de pandemia, quem está impossibilitado de sair e precisa receber alguma encomenda também fica prejudicado.

Junior Barbosa Oliveira é morador de Miralta, também na zona rural, e tem familiares no Borá. Atendendo à necessidade de parentes, ele precisou ir ao local e ficou indignado com o que encontrou pela frente. 

“Essa estrada já não estava boa. Há muito tempo a gente pede melhorias, mas não somos atendidos. Agora que a ponte afundou, ficou tudo mais complicado. É uma situação vergonhosa. O outro acesso tem 13 km a mais e também está ruim. Não vou voltar mais aqui. Infelizmente, não vou poder dar a assistência que minha família precisa”, lamentou Júnior.
 
NOVELA
Em Aparecida do Mundo Novo, os moradores também sofrem com a queda de uma ponte. Reportagem de O NORTE mostrou, em mais de uma ocasião, as reclamações dos moradores que precisam trafegar diariamente pela região. Um acesso foi aberto dentro de terras particulares e a falta de cuidado ocasionou prejuízo ao proprietário.

“Eles deixavam a cancela aberta e o gado fugiu. Para o que ficou tivemos que alugar um pasto. Não podemos impedir a passagem. Eles não têm outro caminho”, disse na ocasião a proprietária das terras.

O secretário Municipal de Agricultura, Osmani Barbosa, responsável pela reforma das estradas na zona rural, foi procurado pela reportagem para falar sobre o assunto, mas não retornou às ligações até o fechamento da edição. 


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por