A 45ª edição da Expomontes, maior evento do agronegócio do Norte de Minas, será aberta amanhã. Além de atrações musicais com artistas de renome nacional, a exposição traz oportunidades de negócios ao setor agropecuário, novidades tecnológicas para o homem do campo e um dos maiores leilões da região. O evento vai até 7 de julho, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, e a previsão é a de gerar R$ 400 milhões em negócios.

A Expomontes é uma realização da Sociedade Rural de Montes Claros, em parceria com empresários do Norte de Minas. A festa movimenta não somente o setor agropecuário, mas também o turismo local, incrementando o faturamento de bares, restaurantes e da rede hoteleira da cidade.

A Sociedade Rural informa que para esta edição foram contratadas 4 mil pessoas em vagas diretas – são 120 estandes de empresas de vários ramos, apresentando seus serviços e produtos. A expectativa é que, nos dez dias, pelo menos 350 mil pessoas visitem a exposição.
 
AGENDA
A abertura oficial da Expomontes é às 18h de amanhã. No sábado será realizada a feira pró-genética, com touros e matrizes leiteiras – os leilões começam às 14h. No mesmo dia, haverá inscrições para a quinta Etapa do Campeonato Norte-mineiro de Team Penning – a competição se inicia no domingo. Também haverá palestras e cursos de capacitação para o homem do campo. O torneio leiteiro trará a disputa da vaca que mais produz leite.

A agenda completa está na página da Sociedade Rural no Facebook.

Pró-Genética volta com oportunidades e avanços
O Pró-Genética retorna aos palcos da 45ª Expomontes. Um programa que representa oportunidades e avanços dentro do mundo do agronegócio, que nesta edição traz o lema “Inovação”. A busca por novidades é realizada em todos os eixos da exposição.

“Queremos criar dentro da Expomontes um momento de comercialização de animais de alto porte para todo o Norte de Minas e Brasil. A Feira Pró-Genética é um dos eventos dentro dessa nova linha de pensamento da Sociedade Rural, que visa democratizar as vendas de animais”, explica o diretor técnico da Sociedade Rural, Marcos Mendes.

A grande aposta da Sociedade Rural neste ano é que os animais comercializados durante a exposição vão ter os mesmos critérios da feira do Pró-Genética, dessa forma, mantendo apenas um regulamento.

De acordo com Mendes, em 2018, dos 40 animais da feira, 20 foram vendidos. A novidade deste ano vai ser a permanência dos animais até o final da exposição nos dois pavilhões construídos para a feira.

“Oficialmente, a feira é só dia 29, dentro dessa preocupação da Sociedade Rural de criar esse ambiente de comercialização nas exposições, vamos dar continuidade. Caso os animais não sejam comercializados todos no dia 29, vai se prolongar durante toda a mostra”, explica Mendes.

Leilões
29/6 – 14h: Quarto de Milhas / 19h: leilão fazenda Bhavnagar
01/7 – 19h: Novilho Precoce 02/7 – 19h: Leilão Virtual Criadores do Norte de Minas
03/7 – 19h: Leilão Confboi
04/7 – 19h: Leilão de Touros nelore
05/7 – 19h: Leilão Matrizes do Futuro e Leilão de Cavalos Mangalarga Marchador
06/7 – 14h: Leilão Girolando
07/7– Leilão Carga Fechada