Cinco árvores da Praça da Matriz afetadas por parasitas serão cortadas

Jornal O Norte
20/01/2006 às 17:09.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:28







Começa segunda-feira, 23, o trabalho de corte de cinco árvores da Praça Dr. Chaves (Matriz), da espécie Tipuana sp. As árvores foram afetadas há mais de 20 anos por uma praga conhecida como va de passarinho, uma espécie de parasita disseminada por pássaros.





A decisão de cortar as árvores, que não podem mais ser tratadas, é do Conselho municipal de patrimônio histórico, artístico e cultural, já que a praça é tombada pelo município, junto com o Corpo de Bombeiros e a secretaria de meio ambiente. No lugar delas, serão plantadas outras da mesma espécie.





Uma equipe do Corpo de Bombeiros avaliou a situação e concluiu que as árvores estavam oferecendo riscos para quem freqüenta ou passa pelo local.





Os galhos, aparentemente verdes, crescem sobre estruturas apodrecidas e podem cair a qualquer momento. Para a remoção das árvores afetadas, será preciso interditar parte da praça.





Outras espécies afetadas pela praga vão passar por processos de poda e limpeza para a eliminação dos parasitas. Algumas árvores da Praça da Matriz foram plantadas há mais de 60 anos.



Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por