Centro municipal de educação infantil desenvolve projetos que aproximam pais e alunos

Jornal O Norte
31/08/2005 às 16:44.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:50

 

Railda Botelho

Repórter


railda@onorte.net




O Cemei - Centro municipal de educação infantil, situado na Avenida Queluz, no Bairro Maracanã, e que funciona anexo ao Caic do mesmo bairro, abriu suas portas na manhã de sábado, 27, para comemorar, junto à comunidade, e principalmente junto às famílias cujos filhos são matriculados na escola, o projeto Família na escola.




Trata-se de um projeto social, educativo e humano, sendo que a idéia partiu de um grupo de funcionários e alguns voluntários, que sentiram, no decorrer de suas atividades diárias com os alunos, a importância de levar para dentro da escola os pais e familiares dos alunos, na tentativa de estreitar os laços família-escola.




ENVOLVIMENTO




Na oportunidade, várias atividades recreativas e de serviço que envolvem de forma direta a comunidade foram desenvolvidas. O projeto Família na escola tem o objetivo principal de envolvimento direto da escola com a comunidade, ou seja, quase todos os pais ou familiares de alunos que fazem parte da família do Cemei atenderam a essa espécie de convocação voluntária.




Várias atividades foram desenvolvidas e uma recreação variada, inclusive com a confecção de pipas e outras tarefas com recicláveis, proporcionou a oportunidade de cada pai sentar-se ao lado do filho, e munidos de todo o material necessário, confeccionar os  brinquedos, e ainda  aproveitar para trocar idéias, e estreitar os laços afetivos,que  muitas vezes são perdidos dentro do lar, devido á vários fatores, como a falta de tempo, as dificuldades financeiras, ou mesmo a ausência propriamente dita.




As oficinas montadas no interior do Cemei atenderam de forma satisfatória, as expectativas do público-alvo, quando o que se viu foi todo mundo absorvido e envolvido no trabalho de reciclagem, pintura em tecidos e muitas sucatas sendo transformadas em vários brinquedos.




Foi montado um salão de beleza, totalmente equipado, no qual as mulheres tiveram a oportunidade de se embelezarem pelas mãos das próprias funcionarias da escola. Houve um desfile de beleza, com faixas e a coroação da mais bela mãe, e também do mais belo pai de aluno, que receberam os títulos de príncipe e princesa, além de uma concorrida premiação.




PALESTRAS




Houve ainda, durante o evento, palestras educativas sobre os riscos da dengue, câncer de mama e de útero, os cuidados com a gestação, gravidez na adolescência, educação sócio-afetiva e resgate da auto-estima, sendo que houve grande aceitação, por parte dos pais e outros familiares que estiveram presentes, quando aproveitaram para se confraternizar em clima de muita festa e alegria.




A preocupação no envolvimento família-escola já estava há muito tempo nos planos dos educadores do Cemei, que sentiam nessa forma de interação um maior entrosamento de pais, alunos e professores quando, muitas vezes, devido a algumas situações, muitos não comparecem à escola nem nas vezes em que são convocados para tratar de assuntos de interesse do filho na escola.




A direção do Cemei esteve envolvida no projeto através de sua  diretora Celecina Rodrigues Madureira, da supervisora Helen Cássia Esteves Santa Rosa e Ariadne Helen, além da secretária Débora Botelho Câmara, que  contaram com o apoio dos pais, alunos e de outros funcionários, que ajudaram de forma direta e indireta.




- Esta foi uma das formas que a escola escolheu para que os laços afetivos entre pais, professores e alunos fiquem cada vez mais estreitos- diz Débora.




Ana Lúcia dos Santos e Marilene Fonseca dos Anjos, mães de alunos do Cemei, dizem esperar que este não seja apenas um projeto em si, mas que muitos desses eventos possam virar rotina na escola.





Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por