Casas vulneráveis nas férias

Criminosos aproveitam a ausência dos moradores para assaltar as residências

Christine Antonini
19/01/2019 às 06:28.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:07

Janeiro é sinônimo de férias para muitas famílias que aproveitam o recesso escolar dos filhos e se organizam para viajar. Porém, o que era para ser somente diversão fora do lar pode se transformar em uma dor de cabeça na volta para casa. Segundo levantamento da Polícia Militar, em dezembro de 2017 e janeiro do ano passado, 332 ocorrências de furto ou roubo às residências foram registradas em Montes Claros. A média foi de cinco lares atacados por ladrões a cada dia.

Para evitar números ainda maiores no verão deste ano, a PM iniciou a operação “Férias Seguras”, com objetivo também de evitar roubos de veículos, brigas entre vizinhos e o uso de bebidas alcoólicas ao volante. A operação vai até 31 de janeiro.
 
NÚMEROS
Em janeiro de 2017, foram registrados 154 furtos e cinco roubos, além de nove tentativas de furto. Em dezembro do mesmo ano, houve 156 ocorrências de furto ou roubo a residências no município, além de outras seis que acabaram frustradas.

Já no primeiro mês do ano passado, a PM registrou 175 furtos e um roubo. Em dezembro, foram 109 furtos e dez roubos.

Os números mostram que os criminosos preferem furtar a roubar. No primeiro caso, o bandido leva um ou mais objetos sem autorização do dono e não usa a violência. Geralmente esse tipo de crime é praticado na ausência dos donos da casa. Já no roubo, há agressão ou violência física ou psicológica contra as vítimas.

“Dezembro e janeiro são meses atípicos de movimento de populares. Temos moradores que se deslocam para outras cidades, deixando as residências vazias, e também aqueles que vêm passar as férias na nossa cidade”, diz o subtenente Charles Wilian.

REFORÇO
A biomédica Clarisse Laura Santana começa a pagar o pacote de viagem para a família com um ano de antecedência. Neste mês, foi para Aracaju (SE), só que, desta vez, Clarisse deixou a chave da casa com o irmão, responsável pelo “patrulhamento” do patrimônio da família.

“Uma vez, enquanto estávamos de férias, saltaram o muro e arrombaram uma das janelas. Os bandidos levaram tudo de peso leve (televisão, computador, impressora e outros eletrodomésticos). Agora colocamos concertina no muro e alarme dentro de casa. Também falei com meu irmão para vir todos os dias ‘passar o olho’”, disse.

Dicas para driblar bandidos

- Peça a vizinhos para recolher sua correspondência- Não deixe as luzes de casa acesas ao viajar- Tranque, além das portas da rua, a dos demais cômodos, para dificultar o acesso dos ladrões- Cortinas nas janelas são importantes, pois podem dificultar a visão do interior da moradia- Verifique a presença suspeita de pessoas na rua, sempre antes de sair ou entrar em casa

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por