Campanha de multivacinação ainda não atingiu a meta

Jornal O Norte
23/06/2006 às 10:16.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:38

Montes Claros já vacinou 91% das crianças da zona rural e urbana do município. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, durante a I etapa da campanha nacional de Multivacinação infantil, foram aplicadas mais 28.567 doses de vacina contra a poliomielite ou paralisia infantil. Segundo Maria Helena Moreira Gonçalves, enfermeira da Divisão epidemiológica, ainda faltam ser aplicadas muitas doses para atingir a meta preconizada pelo ministério da Saúde.

- A meta do ministério da Saúde é de vacinar 95%, ou 31.694 crianças de zero a cinco anos de idade. Aqui em Montes Claros para acontecer isso, faltam ser aplicadas mais ou menos 1.500 doses, explica a enfermeira.

COPA DO MUNDO

Ainda de acordo com Maria Helena, o momento de euforia pelo qual passa o país inteiro, em função da Copa do mundo, pode ter distraído alguns pais, que deixaram de levar seus filhos aos postos de vacinação.

- Além disso, em pleno funcionamento da campanha teve um feriado, apesar de algumas unidades funcionarem, disse Maria Helena.

Dona Geralda Macedo levou cedo o neto de um e seis meses para vacinar. Segundo ela, sua filha, a mãe da criança está doente e, como ela estava viajando só agora pode trazer o bebê.

- Sei que já era para ter vacinado. Mas, ainda bem que tem a vacina no posto, conta dona Geralda, que saiu da unidade de saúde toda satisfeita, com a certeza de que cumpriu com sua obrigação e, de que o neto está protegido contra a doença..

Já a funcionária pública Simone Silva disse que levou o filho para vacinar hoje, por que só agora encontrou tempo.

- Eu moro na zona rural. Lá, não tive como levar. Mas, como sei, que a vacina é importante, estão resolvi trazer o meu filho hoje.

Simone é mãe de Juliano de três anos. O garotinho conta que sabe da importância da vacina, mas, do que mais gostou foi das gotinhas.

- É muito bom. Só não foi melhor por que eu não vi o Zé Gotinha, diz.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

A vacina, importante e necessária para garantir o não aparecimento da doença, pode ser encontrada nos 15 centros de saúde de Montes Claros, entre eles: Cintra, Delfino Magalhães, Eldorado, Esplanada, Major Prates, Maracanã, Lourdes, Planalto, Renascença e Santos Reis.

A DOENÇA

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa aguda, com quadro clínico variável, apresentando desde infecções não aparentes (90 a 95%) até quadros de paralisia grave (1 a 1,6%), levando à morte. Somente as formas paralíticas possuem características típicas que permitem fazer o diagnóstico. São elas: surgimento repentino de deficiência motora, acompanhada de febre; assimetria na musculatura dos membros, principalmente dos inferiores; flacidez muscular, com diminuição ou cessação de reflexos profundos na área paralisada; preservação da sensibilidade e permanência de alguma seqüela após 60 dias do início da doença.

MODO DE TRANSMISSÃO

A infecção por poliovírus ocorre principalmente por contato pessoal. A transmissão pode ocorrer pelas vias fecal-oral ou oral-oral, sendo a última por meio de gotículas de muco expelidas pelo infectado ao falar, tossir ou espirrar. Más condições habitacionais, higiene pessoal deficiente e o elevado número de crianças numa mesma casa favorecem a disseminação da doença.

TRATAMENTO

Não há tratamento específico e em todos os casos é necessária a hospitalização, fazendo tratamento de suporte.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por