Vitor Costa
Estagiário










 

Mais de mil cachorros devem circular pelas ruas de Montes Claros neste domingo (05), na sétima edição do “Cãominhada”. O evento acontece na Praça Flamarion Wanderley, no bairro São José, a partir das 8h, local de partida, e chegada ao Parque de Exposições João Alencar Athayde. A ação tem o objetivo de conscientizar a população sobre os maus tratos com os bichos, além de promover maior interação com os animais.

A sexta edição da Cãominhada, ano passado, foi considerada o maior evento do segmento em Minas, com público médio de 3.500 pessoas. O organizador da ação, Ederson Meira diz que a expectativa superar o número de participantes.

- Estamos caminhando para a sétima edição do evento e a cada ano o número de participantes aumenta. Neste ano, esperamos mais de quatro mil frequentadores. A Cãominhada é tipo uma ação global, só que para os cães – conta Ederson.

CONSCIENTIZAÇÃO
Para o organizador do evento, a ação ajuda na conscientização da população e autoridades municipais da real necessidade da criação de políticas públicas para os animais, além de dicas de prevenção contra a leishmaniose.

- A ação proporciona um espaço perfeito para o entretenimento de cães e pessoas, que além de passearem com seus animais terão acesso a novidades e soluções do setor pet. Os colaboradores que estarão no evento vão prestar avaliação veterinária aos animais e orientar seus donos com dicas de prevenção de diversas doenças, com destaque para leishmaniose - finaliza Ederson.

PROGRAMAÇÃO
A programação contará com concursos, orientações, sorteios de brindes, distribuição de picolés, espaço crianças, apresentação do Cão Peão Pastoreio e várias outras atividades. As inscrições são gratuitas.

O estudante João Miguel Menezes é recém-chegado em Montes Claros e está ansioso para o evento. Ele gosta de cães de grande porte.

- Tenho um rottweiler e um fila na casa dos meus pais em São Francisco. Moro aqui há dois meses e divido apartamento, por isso infelizmente não posso trazê-los. Fiquei sabendo que no evento terá a exposição de 40 pitbulls. Acredito que essa exibição servirá para quebrar o tabu de que eles são cães violentos. Essa raça em especial é apenas o reflexo do seu dono – diz João Miguel Menezes.