O governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, começou a entregar 268 instrumentos musicais a 74 bandas de 66 municípios mineiros. Na região Norte de Minas, o grupo instrumental Euterpe Fraternidade, do município de Brasília de Minas, recebeu diversos equipamentos, como sax soprano, sax alto, bumbo, clarinete, flauta, pratos, sousafone, trombone de vara e trompete.

Brasília de Minas tem 122 anos e a banda Euterpe Fraternidade, 118. Formado por 24 pessoas da comunidade civil, o grupo faz parte da história da cidade.

“A banda esteve presente em diversos acontecimentos políticos, sociais e culturais. Somos pessoas simples e dispostas a disseminar a cultura pela cidade, é possível perceber que a música une os brasilminenses,” afirma Vicente Geraldo, membro da banda há 45 anos. 

Esta é a terceira e última entrega de instrumentos do edital de 2017, que contou com algumas inovações, como a inserção das bandas militares em seu escopo. O programa disponibilizou R$ 1,5 milhão, para a compra de aproximadamente 900 instrumentos. 

As doações dos instrumentos são essenciais para a continuidade dos trabalhos e demonstram a importância da iniciativa para o fortalecimento da atividade no Estado.  
 
TRADIÇÃO
A iniciativa faz parte do programa Bandas de Minas, edital que desde 1983, ainda pela Coordenadoria Estadual de Cultura, atua na promoção, valorização e permanência das bandas, por meio da doação de instrumentos musicais, kits de partituras, vestimentas e indumentárias. 

O programa prevê também a realização de oficinas e outras ações de fomento a esta tradicional manifestação artística de todo o Estado.