Baiana que adotou Montes Claros há 50 anos fala sobre a força do coletivo

Parceria é sempre importante em todos os setores e no servir, quanto maior o número de voluntários, mais positivo é o resultado

Drikka Queiroz
O NORTE
20/10/2021 às 00:10.
Atualizado em 05/12/2021 às 06:05
 (Divulgação)

(Divulgação)

Há 50 anos Diana Cotrim Barbosa reside em Montes Claros. Vinda de Guanambi na Bahia, construiu a vida na cidade, onde formou-se em Direito pela Fadir, hoje Unimontes. Mas teve muitas profissões além da advocacia. Foi bancária, atuou no comércio de roupas, foi membro do Rotary Montes Claros União e presidente. Segundo ela, o objetivo do Rotary é o mesmo em qualquer cantinho do mundo: “Dá de si antes de pensar em si”. Hoje ela é presidente do Rotary Clube Montes Claros Leste e vai nos contar um pouco mais sobre como cumprir esse lema.

 
O que levou você a ser uma rotariana?
Foi antes de tudo a vontade de servir ao próximo. Isto faz melhor a quem serve. E também pelo companheirismo e amizade entre nossos companheiros. Juntos somos mais fortes!
 
Conte um pouco sobre as atividades desde que assumiu a presidência do Rotary.
O nosso objetivo é unir os associados para prestar serviços humanitários e também promover o companheirismo entre nós. Neste ponto, prestamos assistência ao Asilo São Vicente, promovemos uma feijoada para arrecadar recursos para nossos projetos, conscientizamos a população sobre a necessidade das vacinas e fizemos uma viagem de companheirismo a Alcobaça(Ba), onde realizamos uma festiva para comemorar o Dia dos Pais.
 
Quem pode ser um rotariano? Quais são os requisitos?
Para ser rotariano a pessoa tem que exercer uma profissão. Ser líder. Ser comprometido com o servir. Tem compromisso de assistir as reuniões e morar e trabalhar próximo onde elas são feitas. 
 
Quais os benefícios do Rotary Club para nossa cidade e região?
O Rotary é um parceiro constante na cidade e na região, para exercer trabalhos voluntários, na melhoria da vida em comunidade, principalmente as comunidades mais carentes.
 
Como foi e está sendo o trabalho de apoio neste tempo de pandemia? 
A pandemia nos afastou mais de nossas reuniões presenciais, tivemos mais voltadas para reuniões virtuais, porém, estivemos o tempo todo atendendo a população carente, com ajuda material como cestas básicas e cobertores.
 
Quais os desafios daqui para a frente?
Constantes, porém prazerosos. Atualmente, estamos envolvidos com a criação de uma horta no asilo para abastecimento do lugar com verduras, legumes e hortaliças.
 
Qual a importância de parcerias para que o trabalho do Rotary seja ainda mais amplo em Montes Claros?
A União faz a força. Parceria é sempre importante em todos os setores e no servir, quanto maior o número de voluntários e de clubes de serviços e de empresas, do público e do privado, mais positivo é o resultado.
 
Deixe uma mensagem para as mulheres que desejam conhecer mais sobre o Rotary. 
Para as mulheres e homens que desejam conhecer mais o Rotary, que procure participar de uma reunião em um clube da cidade. Aqui somos 8 clubes e estamos de braços abertos para receber qualquer interessado a nos ajudar a servir. Servir faz a pessoa feliz!

  

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por