Ações para salvar parte da história de Montes Claros: casarões antigos serão preservados

Jornal O Norte
02/01/2006 às 10:51.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:27

A prefeitura de Montes Claros, por meio de uma ação conjunta das secretarias de Cultura e de Obras, implementa uma série de intervenções de recuperação e preservação dos casarões de Montes Claros. As ações serão realizadas de forma emergencial, mas, exemplificam a preocupação e o respeito com o patrimônio histórico da cidade.

No primeiro semestre de 2005, uma equipe formada de técnicos, gerentes e o secretário de Cultura, João Rodrigues, juntamente com arquitetos e técnicos da secretaria de Obras e técnicos do Iepha - Instituto estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais realizou um levantamento sobre a situação dos imóveis mais antigos da cidade, sobretudo, o casario que conta parte da história do município. A partir desse diagnóstico, a secretaria de Cultura solicitou a intervenção imediata no casarão dos Maurícios, cuja estrutura e fundação precisam urgentemente de reformas.




Casarões que se deterioram com o tempo finalmente serão


recuperados pelo município e pelo Iepha
(Foto: Adriano Madureira)

As despesas com as obras de recuperação serão custeadas pelos recursos obtidos através de lei federal que prevê repasses de recursos obtidos com o recolhimento do ICMS - Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços conhecida popularmente como a Lei Hobin Hood.

OBRAS

A obra de recuperação do Casarão dos Maurícios já teve início. Aberto o processo de licitação, que foi vencido pela empresa de construção Ébano ficou determinado que o imóvel receberá um ancoramento das suas fundações e estruturas feito com vigas de eucalipto tratado. A sustentação será feita em três posições: na horizontal, transversal e vertical. A obra está orçada em R$ 14,9 mil.

Para o Solar dos Oliveiras a secretaria de Cultura encaminhou, no início dessa semana novo pedido à secretaria de Obras pleiteando novas planilhas para a realização das ações de recuperação do imóvel.

A reforma do Solar dos Oliveiras, assim como o casarão dos Maurícios, segue as orientações do Iepha-MG, que prevê  a recuperação das fachadas, dos beirais e dos telhados.

Segundo o levantamento feito no primeiro semestre, o imóvel não apresenta problemas em sua estrutura. Os riscos de desmoronamentos dizem respeito às fachadas, reboco dos beirais e do próprio telhado.

Leia também:

 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por