Área escolar perderá sinal de pedestre

MCTrans anunciou que vai retirar semáforo da avenida Deputado Esteves Rodrigues, próximo a três escolas

Christine Antonini
Montes Claros
10/07/2018 às 08:44.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:19
 (MANOEL FREITAS)

(MANOEL FREITAS)

Mais uma ação da Empresa Municipal de Transporte e Trânsito de Montes Claros (McTrans) deixa a população indignada. Depois da cobrança do rotativo na avenida Deputado Esteves Rodrigues (avenida Sanitária), o órgão anunciou que vai retirar um dos principais sinais de pedestres que fica localizado na via, entre três escolas.

Pais e funcionários das instituições de ensino não concordam com a medida que, na avaliação deles, gera insegurança para os alunos. A data para retirada dos equipamentos não foi informada.

O sinal fica em uma das avenidas mais movimentadas da cidade, com fluxo intenso de veículos durante todo o dia, entre as escolas do Prisma, Sesc Minas e a Estadual Dom João. As duas últimas são do ensino fundamental, atendendo crianças de até 12 anos. 

A comissão de pais da Escola Estadual Dom João está organizando um abaixo-assinado para reivindicar a permanência da sinalização. Na instituição, cerca de 800 alunos com idades de 6 a 10 anos estudam nos turnos matutino e vespertino.

Durante 20 minutos em que a reportagem de O NORTE esteve no local, cerca de cem pessoas passaram pela faixa onde está instalado o sinal de pedestres, a maioria crianças. 

“É um absurdo o que eles estão fazendo. Em frente à escola não pode parar, então as vans estacionam do outro lado da avenida e um funcionário vem com dez alunos por vez pela faixa. Vamos reunir o máximo de pais possível e organizar uma reunião com o presidente da MCTrans”, afirma Mayone Souza Aquino, mãe de um aluno de 9 anos do Dom João.
 
ROTATIVO
No último dia 2, a MCTrans transformou praticamente toda a avenida em estacionamento rotativo. São pelo menos 4,5 quilômetros de extensão, incluindo os dois lados da via, que têm agora cobrança da Área Azul. 

“Aqui tem muito trânsito que oferece risco não só para os estudantes, mas para todos os pedestres. Não deveriam tirar e sim aumentar as sinalizações de travessia para o pedestre”, afirma Leidiane Costa, mãe de aluna. 

Segundo o setor de Engenharia de Trânsito da MCTrans, a decisão de retirar o semáforo de pedestres não partiu dos engenheiros. Teria sido uma ordem direta do presidente, José Wilson Guimarães. A reportagem foi informada de que o presidente estaria de atestado médico. Ele não atendeu às ligações.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por