Wallison Freitas envia notícias do que acontece na Serra Geral de Minas

Jornal O Norte
Publicado em 26/03/2007 às 11:37.Atualizado em 15/11/2021 às 08:00.

null



DEPOIS DA DEVOÇÃO, A DIVERSÃO



· Aleluia, sábado chegou. Depois do carnaval e um mês exato sem eventos relevantes na cidade para a galera que curte balada na night, a coluna faz com Rogério Athaíde, na Monvep da Avenida Manoel Athaíde, Ressaca de Já-na-folia. A festa acontece no sábado de aleluia, próximo dia 07, e terá como atração a banda Akiballada. Pelo sucesso da banda no carnaval e pela satisfação do público no evento anterior realizado no local, o sucesso é certo.



. . . . . . . . . . . . . . . . .



ÁGUA PARA ARIDEZ



· O escritório da Emater MG, com apoio do governo do estado, promoveu nesta sexta-feira, na sala de reuniões da prefeitura, o Fórum municipal de convivência no semi-árido do território da Serra Geral. No fórum foram discutidas potencialidades e realidade do sistema hídrico municipal, meio ambiente e águas no Norte de Minas, sistemas alternativos de aproveitamento e retenção de água, ações municipais para convivência com o semi-árido e encaminhamento de propostas. Como o dia 22 de março é comemorado pela OMS - Organização Mundial da Saúde como o dia mundial da água, em todo o país e no mundo foram realizados eventos para discutir o uso racional da água.



. . . . . . . . . . . . . . . . .



ÁGUA NOSSA DE CADA DIA



· E na semana em que se comemorava o dia mundial da água, o jornal Gorutuba Notícias, na edição 670, do último dia 18, publicou denúncia apresentada à redação do referido jornal dando conta de que a nascente do Rio Gorutuba está sendo desmatada, colocando em risco a perenidade da nossa maior fonte de sustento, a vida não só da população ribeirinha, mas também de todos os habitantes da região, que dependem do rio para sobreviver. A equipe de reportagem foi até a Serra de Catuni,, em Francisco Sá, onde pôde comprovar a denúncia. O fato foi o assunto da semana, desde as reuniões políticas aos encontros religiosos. Se as ações de defesa forem proporcionais às reações da comunidade, o rio estará salvo.



. . . . . . . . . . . . . . . . .



ESTRANHO



· Em solenidade bastante concorrida realizada quarta-feira, 21, tomou posse, para seu segundo mandato como presidente da Abanorte, o produtor rural montes-clarense Dirceu Colares, para o triênio 2007/2009. Não se sabe por que, mas poucos são os profissionais de imprensa de Janaúba convidados para os eventos da Abanorte, desde o início da administração de Dirceu Colares, diferentemente das administrações anteriores. A rejeição será aos profissionais de imprensa ou à cidade?



. . . . . . . . . . . . . . . . .



MUDANÇA



· Conforme foi amplamente divulgado pela imprensa janaubense, a empresa A10, que seria responsável pela organização dos shows da exposição agropecuária, desistiu do pacote que fecharia com 20 cidades mineiras para organizar feiras agrícolas e festas do peão. Em Janaúba, quem deve organizar a Expoagro neste ano é a produtora montes-clarense Gêmeos produções, que já é responsável pelo carnaval. Nesta semana conversei com Huarisson Cangussu, presidente do Sindicato rural, o Bionicão, e, a julgar pela vontade e entusiasmo que tem demonstrado, de uma maneira ou de outra ele vai acabar conseguindo fazer bons eventos em sua gestão.



. . . . . . . . . . . . . . . . .



VALE DA ESPERANÇA



· Organizado pela igreja católica, um grupo de religiosos formado pelo arcebispo de Montes Claros, dom Geraldo Majela de Castro, representantes da arquidiocese de Diamantina e das dioceses de Janaúba, Araçuaí e Almenara, além da secretária estadual Extraordinária para o Desenvolvimento do Norte de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Elbe Brandão, e o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana, visitaram nesta semana os projetos de irrigação do Gorutuba, em Nova Porteirinha, e do Jaíba, no município vizinho. A visita teve como objetivo conhecer as experiências e projetos de agricultura irrigada na região, para implantar no Vale do Jequitinhonha, que vai ser financiado por capital alemão e pelo Banco Mundial.



. . . . . . . . . . . . . . . . .



À DERIVA?



· Aproveitando a visita à terrinha para participar da agenda de compromissos como secretária de estado, a deputada estadual Elbe Brandão reuniu-se com seu grupo político para comunicar que não se candidata mais a cargo eletivo, ou seja, não disputará eleições. Bom, segundo o que ela diz. Algumas lideranças do PSDB disseram nesta semana ser difícil, ou quase impossível, Elbe não candidatar-se mais, uma vez que deve permanecer na vida pública, e que, além de Janaúba, muitos outros municípios da região dependem de sua representatividade junto ao governo do estado. E seus comandados ficariam à deriva?



. . . . . . . . . . . . . . . . .



PASSADO- PRESENTE- FUTURO



· Wildemar Maximino da Cruz, o Seu Vivi, como respeitosamente o chamo, que já foi prefeito da cidade por três mandatos, disse nesta semana à coluna que não se candidata mais. No entanto, não descarta a possibilidade de o Partido Democrata, lançar candidato próprio para concorrer às eleições municipais do próximo ano. Como bom mineiro que é, deixou no ar o mistério, já que também não descartou a possibilidade de apoiar um nome de outro partido para a disputa.



Seu Vivi desabafou dizendo que no seu último mandato conseguiu realizar muita coisa, no entanto, assumiu a prefeitura desorganizada e endividada, o que dificultou a administração e, claro, o que teria facilitado a administração do prefeito seguinte, Ivonei Abade.



Vivi disse também que essa campanha não será muito fácil, já que pouco a pouco, com convênios municipais e federais, a prefeitura tem conseguido sanar uma série de necessidades da população, o que faz com que as aspirações do povo sejam outras, e exija um novo líder não só com competência e bom trâmite político, mas muita sensibilidade e facilidade de lidar com o povo, penetração em todas as camadas da sociedade.



. . . . . . . . . . . . . . . . .



SEMPRE



· Foi com missa celebrada pelo arcebispo Dom Geraldo Majela de Castro, muitos fiéis, lembranças e emoções, que começaram as comemorações dos 60 anos de sacerdócio do padre José Antista. Italiano de nascimento, e gorutubano de coração, como costuma se definir, o padre José, como é conhecido, faz parte de nossa história. Numa cidade com pouco mais de 50 anos, o padre esteve à frente da principal paróquia, a do Sagrado Coração de Jesus, onde hoje se instala a Catedral, por 44 anos. Casou boa parte da tradicional família gorutubana, batizou a maioria dos filhos da terra, e celebrou milhares de missas, dando suas bênçãos post-mortem a muitos gorutubanos. Enfim, o que passa por nossa história, e o que passou pelos caminhos das terras do Gorutuba, passou pelo padre José. Seu nome já está talhado em bronze em nossa história.



(*) Veja fotos desta coluna na edição impressa de O Norte

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por