Vida no Vale leva água e esgoto para 1,2 milhão de pessoas

Jornal O Norte
Publicado em 08/05/2007 às 20:58.Atualizado em 15/11/2021 às 08:04.

Mais de 1,2 milhão de pessoas de 92 municípios dos vales do Jequitinhonha, Mucuri e São Mateus, no Nordeste de Minas, vão ser beneficiadas com água e esgoto pelo projeto estruturador Vida no Vale, desenvolvido pelo Governo de Minas, por intermédio da Sedru - Secretaria de Desenvolvimento Regional e Política Urbana. Já estão em andamento obras em nove cidades, no valor total de R$ 26,5 milhões, para a universalização dos sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.



O governador Aécio Neves incluiu no orçamento da Sedru para este ano mais R$ 123,1 milhões a serem aplicados em outros 83 municípios da região. Serão tendidas 731 mil pessoas de áreas urbanas e 489 mil de distritos e povoados. As obras estão a cargo da Copasa. Os primeiros municípios com os trabalhos já em andamento são os que apresentam menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e maior déficit em saneamento básico.


 


ACESSO A SERVIÇOS



O projeto Vida no Vale tem o objetivo de viabilizar o acesso de toda a população, tanto urbana quanto rural, aos serviços de saneamento básico. As tarifas serão compatíveis com as condições socioeconômicas dos moradores. O secretário de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Dilzon Melo, destaca que as obras envolvem a construção de reservatórios e redes de distribuição de água, redes coletoras e estações de tratamento de esgoto nas sedes dos municípios e em comunidades da zona rural. “As iniciativas contribuem para o desenvolvimento econômico e social da região, levando a cidadãos carentes serviços essenciais”, acrescenta.



Os três vales abrangem área de 81 mil quilômetros quadrados na região Nordeste de Minas, englobando 92 municípios, com 73 distritos, 109 povoados e cerca de 700 comunidades rurais com mais de 100 habitantes. A região tem o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) per capita de Minas Gerais e detém o maior déficit estadual de saneamento, com 65% do abastecimento de água nas sedes e 31% nos distritos; 39% de esgotamento sanitário nas sedes e 12% nos distritos; e coleta de apenas 48% do lixo.



Nos três vales, a Copasa é responsável pelo fornecimento de água a 76 sedes municipais das 92 integrantes do projeto, mas em apenas sete ela opera os serviços de esgoto. Das 1.853 localidades, 1.163 (62,8%) não têm rede de distribuição. “O projeto vai desempenhar papel essencial na melhoria da qualidade de vida e do nível de saúde das famílias, pois a água tratada é um dos fatores básicos de prevenção de doenças e contribui para a conservação dos recursos hídricos, na medida em que desperta as populações para a necessidade de proteção do meio ambiente”, afirma Dilzon Melo.



ONDE



O projeto Vida no Vale já está em andamento nos municípios de Catuji (sede, Vila Altamira e Santa Bárbara); Diamantina (Maria Nunes); Frei Gaspar (sede, Cachoeira do Aranã, Sibrão, Palmeiras e Boa Ventura); Fruta de Leite (sede, Martinópolis, Lagoinha e Ponte Nova); Itaipé (sede, Brejaúba, Sapucaia e Santa Rosa); Itinga (sede, Taquaral, Jacaré, Ponte do Pasmado e Pasmadinho); Novo Oriente de Minas (sede, Frei Gonzaga e Americaninha); Ouro Verde de Minas (Canaã do Brasil e Cabeceira do Norte) e Santa Cruz de Salinas (sede, Água Boa-Santo Antônio e Sumidouro).



Os outros 83 municípios a serem beneficiados a partir deste ano são Águas Formosas, Almenara, Angelândia, Araçuaí, Aricanduva, Ataléia, Bandeira, Berilo, Bertópolis, Botumirim, Cachoeira do Pajeú, Capelinha, Caraí, Carbonita, Carlos Chagas, Central de Minas, Chapada do Norte, Comercinho, Coronel Murta, Couto de Magalhães de Minas, Crisólita, Cristália, Divisópolis, Felício dos Santos, Felisburgo, Francisco Badaró, Fronteira dos Vales, Grão Mogol, Itabirinha, Itacambira, Itamarandiba, Itaobim, Jacinto, Jenipapo de Minas, Jequitinhonha, Joaíma, Jordânia, José Gonçalves de Minas, Josenópolis, Ladainha, Leme do Prado, Machacalis, Mantena, Mata Verde, Medina, Mendes Pimentel, Minas Novas, Monte Formoso, Nanuque, Nova Belém, Nova Módica, Novo Cruzeiro, Novorizonte, Olhos d’Água, Padre Carvalho, Padre Paraíso, Palmópolis, Pavão, Pedra Azul, Pescador, Ponto dos Volantes, Poté, Rio do Prado, Rubelita, Rubim, Salinas, Salto da Divisa, Santa Helena de Minas, Santa Maria do Salto, Santo Antônio do Jacinto, São Félix de Minas, São Gonçalo do Rio Preto, São João do Manteninha, São José do Divino, Senador Modestino Gonçalves, Serra dos Aimorés, Setubinha, Taiobeiras, Teófilo Otoni, Turmalina, Umburatiba, Veredinha e Virgem da Lapa.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por