Vice-presidente da
câmara é acusado de
falsificar 17 cheques
da caixa escolar
Praça de Santana, em Verdelândia, cidade em que
vereador falsificou assinaturas (foto: Luciana Collares)
Oliveira Júnior
Correspondente
VERDELÂNDIA – O vereador Paulo Henrique Souto (PT) é acusado de fraudar cheques de uma escola pública do município de Verdelândia. Vice-presidente da câmara municipal deste município, Paulo Souto, teria emitido 17 cheques da caixa escolar em diversos valores. O valor total dos cheques é em torno de R$ 10 mil.
Aliado do prefeito Wilton Leite Madureira (PT), o vereador petista apropriou de um talão de cheque que estava em poder da mulher de Paulo Souto, que até então coordenava a escola pública municipal de Cachoeirinha, em Verdelândia.
O vereador usou os cheques da escola para pagamento de contas particulares. Alguns dos cheques foram parar em empresa de material de construção, em Janaúba. Souto comprou materiais para a sua casa. Ele falsificava as assinaturas da mulher e de um outro funcionário da escola. Alguns cheques foram devolvidos por falta de fundo na conta.
A câmara de Verdelândia instaurou a CLI – Comissão Legislativa de Inquérito – para apurar a irregularidade cometida pelo vice-presidente do Legislativo. Termina nesta semana o prazo dado pela CLI a Paulo Souto em se pronunciar a respeito da denúncia. Um vereador, que não faz parte da comissão, disse a O Norte que a mulher do vereador foi afastada da função de coordenadora escola e ela teria dito que Paulo Souto “roubou” o talão de cheque da caixa escolar.
Caso seja comprovada a irregularidade cometida pelo vereador Paulo Souto, ele poderá ter o mandato cassado. A câmara de Verdelândia possui 9 vereadores. A bancada que dá sustentação ao prefeito e aliada ao vereador petista, é maioria. Em caso da cassação do mandato do vereador do PT, a vaga será assumida por Ronilson Barbosa Santos (PPS), chefe do gabinete do prefeito Wilton Madureira – eleito pela coligação PT-PPS.
Na eleição de 2004, Paulo Souto foi o mais votado em Verdelândia. Ele ficou empatado com o companheiro de partido, Valdeir Antônio Mendes (PT), com 202 votos. Na atual Legislatura, o suplente de vereador Dioguino Dias Muniz (PMN) assumiu a titularidade do cargo em função da morte do vereador Elcimar Newton de Miranda (PTB).