Benjamim Oliveira Júnior
Correspondente
VERDELÂNDIA – O município de Verdelândia possui o maior índice de cobertura do PSF – Programa de Saúde da Família – em Minas Gerais. O PSF atende a 100% da população desse município, conforme informação da SES – Secretaria de estado de saúde. Em Curvelo, por exemplo, na região central do estado, onde a população é pelo menos 10 vezes maior do que em Verdelândia, a cobertura fica na casa dos 49%. Em Janaúba, cidade vizinha, o PSF só atinge 74% da população.
Ao todo, 30 médicos, enfermeiros, dentistas e agentes de saúde trabalham no PSF em Verdelândia. Os profissionais se dividem em 3 equipes para garantir o atendimento a quem precisa, tanto na cidade quanto na zona rural.
“Este é o resultado de um esforço incansável da nossa administração. Desde que assumimos o município, temos investido na saúde, que é uma das nossas prioridades. E o trabalho não pára, a intenção é melhorar sempre”, afirma o prefeito Wilton Leite Madureira (PT), que também faz questão de frisar a parceria do governo do estado.
Foi com o apoio do governo estadual que a secretaria de Saúde de Verdelândia aumentou a frota. No início do ano, o município recebeu mais um carro para o PSF, o que agilizou o trabalho. A reforma e ampliação dos postos de saúde em Verdelândia foram outros instrumentos para garantir a saúde, que hoje é referência no estado.
Além dos números expressivos do PSF, a população de Verdelândia tem comemorado a qualidade do atendimento. Nelson, comerciante do bairro Barreiro do Rio Verde, diz com convicção que a realidade hoje é outra.
Pai de 4 filhos, “seu” Nelson completa: “Agora, a gente tem médico sempre que precisa e pra toda a família. Não era assim antigamente. Está ótimo.”
E não foi só a saúde que avançou em Verdelândia. Nos últimos meses, a população vem colhendo os bons frutos de um trabalho intenso em educação, infra-estrutura e ação social.