Logotipo O Norte
Quinta-Feira,14 de Novembro
minas do norte

Varzelândia celebra 200 toneladas de resíduos reciclados

Além do impacto ambiental, a ação regularizou 25 catadores com salários fixos

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 13/11/2024 às 19:00.

O material selecionado é comercializado e os recursos obtidos são utilizados para a manutenção da unidade e para remunerar os catadores (codanorte/ divulgação)

A Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) de Varzelândia processou 200 toneladas de materiais recicláveis e 500 toneladas de rejeitos em um ano. Regularizou 25 catadores com salários fixos. A unidade, que lida com 33 toneladas de resíduos diariamente de Varzelândia, Ibiracatu e São João da Ponte, é referência na região norte de Minas Gerais.

O presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte), Eduardo Rabelo, ressaltou a importância da parceria entre os municípios e a organização: “esses números são prova de que a união faz a diferença na vida das pessoas! Somos especialistas em promover desenvolvimento sustentável para as cidades. Além de acabar com os lixões, contamos com uma equipe técnica dedicada a projetos e construção de aterros e UTCs, além da implementação da coleta seletiva”. 

A criação da Associação dos Catadores de Recicláveis de Varzelândia (ACRVARZ) também foi coordenada pelo Codanorte, beneficiando os catadores com regularização e garantias sociais. O coordenador da UTC, Pedro Coutinho, explicou que o material triado é vendido e os recursos são reinvestidos na manutenção da unidade e no pagamento dos catadores. “A venda dos materiais ocorre quase toda semana. A empresa para a qual vendemos é sempre aquela que oferece o melhor preço, e o pagamento é feito diretamente na conta jurídica da associação. O valor arrecadado mensalmente é utilizado tanto para melhorias na estrutura da UTC quanto para o pagamento dos 25 catadores. Vale lembrar que nossa folha de pagamento é alta e, mesmo com as vendas, é necessário o apoio do Codanorte para cobrir todos os compromissos mensais”, diz. 

“A remuneração inicial dos catadores era equivalente a um salário mínimo, e, mesmo assim, os resultados já eram surpreendentes, considerando que na região é raro encontrar empresas que paguem esse valor aos funcionários. Com o tempo, adotamos a estratégia de aumentar esse valor, para reconhecer e bonificar o excelente trabalho prestado. Isso também serve para motivá-los a se esforçarem cada vez mais, fazendo com que a produção continue a crescer”, completa o coordenador. 

A UTC é exemplo na gestão de resíduos sólidos, não só na região, mas para outras entidades municipalistas. A unidade é referência em sustentabilidade e geração de emprego. Patrícia Mendes, gerente do departamento de saneamento do Codanorte, destacou: “temos certeza que a continuidade deste projeto trará ainda mais avanços para os municípios que confiaram ao Codanorte a coordenação dessa iniciativa”. 

Além do fechamento de 42 lixões na região, o Codanorte foi responsável pela construção de oito usinas de triagem e compostagem: em Francisco Dumont, Joaquim Felício, São João da Lagoa, Lontra, Varzelândia, Mirabela, Lassance e Icaraí de Minas. O secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco, concluiu: “os números são um incentivo para nossa equipe continuar trabalhando arduamente como um braço direito da administração pública. Seguimos promovendo a sustentabilidade nesses municípios”. 

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por