Vacinação abaixo da meta amplia riscos da meningite no Norte de Minas

Leo Queiroz
Publicado em 20/03/2022 às 11:19.
Rafaela de Jesus está devidamente protegida: tomou a vacina da Covid (acima) e a da meningite, tempos atrás (arquivo pessoal)
Rafaela de Jesus está devidamente protegida: tomou a vacina da Covid (acima) e a da meningite, tempos atrás (arquivo pessoal)

A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) está mobilizando as secretarias de saúde do Norte de Minas para a busca ativa de crianças ainda não imunizadas contra a meningite. 

De um total de 54 municípios, 36, inclusive Montes Claros, apresentam cobertura vacinal abaixo de 95%. A vacina Meningocócica C (conjugada) para crianças de até 10 anos, 11 meses e 29 dias de idade está sendo disponibilizada gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na casa de Jacqueline Cruz, o calendário vacinal das crianças está completo. “Meningite também mata, e é muito importante vacinar no tempo certo. Meus três filhos estão com o cartão de vacina em dia. Não quero que nenhum deles venha a contrair alguma enfermidade por causa de não ter vacinado. Está mais que provado que vacinas salvam e há profissionais que dedicam a própria vida a melhorar e criar novas imunizações por meio de vacinas. Como mãe, recomendo para que todos os pais não deixem de vacinar suas crianças”, diz. 

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS, Agna Soares da Silva Menezes, lembra que a vacina deve ser aplicada em duas doses, aos três e cinco meses de vida. Uma terceira dose de reforço deve ser aplicada, preferencialmente, quando a criança completar um ano.

Caso os pais tenham perdido o prazo, uma dose do imunizante deve ser aplicada antes da criança completar 5 anos de idade. 

Por outro lado, a ampliação temporária da aplicação da vacina meningocócica C para crianças com até 10 anos, ainda não vacinadas, tem o objetivo de aumentar a proteção contra um dos tipos mais agressivos da doença e que pode causar morte rápida ou deixar graves sequelas.

No ano passado, Minas registrou 17 casos de meningite meningocócica e quatro óbitos. Já em dois meses e 18 dias de deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde já teve notificados seis casos, com uma morte.

Entre os 54 municípios que integram a área de atuação da SRS de Montes Claros, 18 municípios apresentam cobertura vacinal contra a meningite variando de 95,24% a 100%. São Eles: Catuti, Claro dos Poções, Cristália, Engenheiro Navarro, Grão Mogol, Guaraciama, Jequitaí, Lagoa dos Patos, Mamonas, Montezuma, Ninheira, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Santo Antônio do Retiro, São João da Lagoa, Taiobeiras e Verdelândia.

“Para revertermos essa situação é de fundamental importância que as secretarias de saúde dos municípios que estão com coberturas vacinais abaixo de 95% providenciem a busca ativa das crianças não imunizadas contra a meningite. Trata-se de uma doença grave, mas que pode ser evitada por meio de vacinas que estão disponíveis gratuitamente nas unidades básicas de saúde”, reforça Agna Menezes.

Em 2020, a cobertura vacinal em Minas Gerais para a meningocócica C (Conjugada) foi de 86,43% em crianças menores de um ano e de 85,67% em crianças acima de um ano. Já em 2021, a cobertura registrada foi de 73,7% nos menores de um ano e de 72,26% para os maiores de um ano de idade.


SAIBA MAIS
A meningite é uma infecção que atinge as meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Todos os tipos de meningites demandam rigor no acompanhamento, mas a meningite do tipo meningocócica tem maior gravidade.

“Todas deixam sequelas e levam à morte, porém a doença meningocócica tem evolução para óbito em até 24 horas, além de sequelas que vão de surdez até a amputação de membros”, reforça Fernanda Barbosa, referência técnica da Coordenadoria de Doenças e Agravos Transmissíveis da SES. 

A doença meningocócica é a infecção causada por uma bactéria (meningococo), podendo apresentar vários sorogrupos, sendo A, B, C, W, X e Y os mais importantes. A transmissão ocorre por meio de partículas eliminadas durante a respiração, a fala, a tosse, o espirro, o beijo ou por meio de contato direto com secreções respiratórias de pacientes ou portadores assintomáticos.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por