Logotipo O Norte
Quarta-Feira,9 de Julho

Uso de máscaras com os dias contados em Minas; MOC ainda não decidiu

Da Redação*
Publicado em 04/03/2022 às 00:35.Atualizado em 04/03/2022 às 12:38.

O avanço da vacinação e a desaceleração dos casos de Covid-19 em Minas podem levar à suspensão da obrigatoriedade do uso das máscaras em áreas abertas, como ruas, praças e parques, ainda neste mês.

A informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, em entrevista à Rádio Itatiaia nesta quinta-feira (3). “Essa é uma questão natural, que discutimos há muito tempo, mas que foi adiada por conta do avanço da variante Ômicron no fim de 2021”, explicou Baccheretti.

“Temos mais de 80% da população com duas doses aplicadas e 40% com a dose de reforço, ou seja, podemos aguentar uma nova onda, se ela aparecer”.

A expectativa do secretário é a redução do número de casos nas próximas duas semanas para o menor patamar desde o começo da pandemia. Com isso, ele acredita que a discussão pela flexibilização deve avançar e começar a entrar em prática.

“Estamos finalizando o compilado de dados do Carnaval, mas sabemos da tendência de queda, e não acredito que veremos um pico importante como houve em outros feriados. Na primeira semana de março, devemos intensificar essa conversa sobre as máscaras, e ainda nesse mês acredito que podemos flexibilizar o uso em lugares abertos”, afirmou.

Baccheretti ainda explicou que o tema ganha cada vez mais força no país, já sendo discutido em grandes cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Ele lembrou ainda que há países europeus com avanços significativos que levaram a medidas menos rígidas no combate ao vírus.
 
CAPITAL
Em Belo Horizonte, o uso de máscaras em locais abertos não será mais obrigatório, segundo anúncio feito nesta quinta-feira pelo prefeito, Alexandre Kalil (PSD). A data da flexibilização, no entanto, não foi divulgada.

O Executivo publicará um decreto sobre o assunto. Autoridades de saúde do município já chegaram à conclusão de que o uso da máscara em locais abertos não precisa mais ser obrigatório.

Em entrevista à TV Record, o prefeito disse que a máscara seguirá sendo obrigatória no transporte público e que a medida é um reconhecimento pelo esforço dos moradores da capital. “É claro que nós vamos preservar o transporte público, que é um lugar fechado”, disse.

SEGURANÇA
A medida tem aval do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da capital, segundo o infectologista Unaí Tupinambás. “A gente sabe que a vacina está avançando, inclusive das crianças, que a gente teve dificuldade no começo e agora temos 70% da população infantil vacinada. Diante disso, da ampla disseminação da Ômicron em janeiro e fevereiro e entendendo que a transmissão não ocorre de forma eficiente em ambiente aberto, é seguro tomar a medida”, disse.

Tupinambás esclarece que a máscara ainda é importante em ambientes fechados e recomendável em aglomerações. Como todas as decisões relacionadas ao protocolo sanitário, a desobrigação em espaços abertos pode ser revogada.

“É recomendado que as pessoas ainda usem máscaras. Em ambientes fechados ela ainda será obrigatória, incluindo nos estádios de futebol. Essa é uma medida que pode retroagir caso a situação se complique, mas acho pouco provável”, ressalta o infectologista.

Em Montes Claros, que tem quase 100% do público alvo vacinado com a primeira dose e cerca de 90% com a segunda, ainda não uma informação sobre a desobrigação do uso da máscara, segundo a assessoria da prefeitura. A secretária de Saúde, Dulce Pimenta, foi procurada para falar sobre o assunto, mas não atendeu as ligações.
 
ROTINA
O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, afirmou que a Covid deve se tornar parte da vida das pessoas em pouco tempo, assim como as demais síndromes respiratórias. 

Segundo ele, a população já entende como funciona o vírus e muita gente deve manter o uso da máscara em períodos de pico dessas doenças. 

“A Covid será como uma gripe. Vamos lembrar que estamos entrando no outono e, na sequência, vem o inverno, época em que doenças sazonais podem aparecer com maior intensidade. Mesmo sem ser obrigatório, acredito que muita gente vai manter o uso pela proteção”.

*Com Lucas Sanches e Bernardo Estillac, do HD


 

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por