Os avanços registrados no curso de Enfermagem, a partir do incremento da investigação científica, foram enaltecidos pelo reitor da Unimontes, Paulo César Almeida, ao presidir a solenidade de abertura da II Mostra Científica, na noite da última segunda-feira, 16, no auditório Mário Ribeiro da Silveira, no campus universitário professor Darcy Ribeiro.
- O curso de Enfermagem oferecido pela Unimontes é, sem dúvida, um dos melhores do país e, por isso mesmo, constitui motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica – diz o reitor.
Por outro lado, ao lembrar o fato de ter sido viabilizado, em outubro do ano passado, ainda na sua primeira gestão, o mestrado interinstitucional em Enfermagem – através de convênio firmado entre a Unimontes e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com apoio da Fadenor –Paulo César considera fundamental a união de todos para a concretização de mais um sonho: o mestrado próprio na área ou até mesmo um doutorado.
APOIO DO GOVERNO
Segundo o reitor a direção superior da universidade estará empenhada nesse sentido e, para tanto, deverá contar com o apoio do governo de Minas, através da secretaria de estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Fapemig.
Além de professores, acadêmicos e profissionais da Enfermagem, muitos vinculados a outras instituições de ensino superior, comparecerem à solenidade de abertura, entre autoridades e convidados, o vice-reitor, professor João dos Reis Canela, o ex-ministro da Saúde, deputado Saraiva Felipe, o secretário municipal de Saúde, José Veloso Souto Júnior, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Sílvia Niestche, a chefe do departamento de Enfermagem, Elaine Cristina Santos Alves, a coordenadora do curso de Enfermagem, Carla Silvana de Oliveira e Silva, e a coordenadora do evento, Maria Aparecida Vieira.
As atividades da mostra foram iniciadas, logo após o ato solene de abertura, com conferência proferida pelo ex-ministro da Saúde, Saraiva Felipe, abordando o tema Sistema único de saúde: Contradições, conflitos e perspectivas. Atuaram como moderadores dos debates os professores Maria Aparecida Vieira e João Batista Silvério.
OUTRAS PALESTRAS
Terça-feira à tarde foi discutido o tema A epidemiologia nas pesquisas em saúde, através de palestra proferida pelo professor Francisco Carlos Félix Lima, da escola de Enfermagem da UFMG. Na seqüência, aconteceu mesa redonda sobre A pesquisa quantitativa e a construção do conhecimento da enfermagem, com a participação da professora Tânia Couto Machado Chianca, do departamento de Enfermagem Básica da UFMG.
Ontem, quarta-feira, foram exibidos trabalhos de pesquisa (orais e em pôsteres) pelos professores e acadêmicos. Aconteceu conferência de encerramento, proferida pela professora Maria Cecília de Souza Minayo, da Escola Nacional de Saúde Pública e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), sobre o tema As pesquisas sociais em saúde.
HOMENAGEM PÓSTUMA
Durante a solenidade de abertura, por iniciativa do reitor, foi prestada homenagem póstuma ao ex-vereador Geraldo Correia Machado Filho, médico formado pela Unimontes, falecido no último sábado, que deixou viúva a professora Maria das Mercês Borém Correia Machado, recentemente eleita e empossada diretora do CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Paulo César ressaltou a relevante contribuição do ex-vereador e médico ao desenvolvimento social e econômico de Moc e ao crescimento da própria universidade.