Com a aproximação do prazo final para obtenção do título eleitoral nesta quarta-feira (8), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) destaca a relevância do voto dos adolescentes de 16 e 17 anos nas eleições municipais, enfatizando que o registro eleitoral é apenas o primeiro passo para promover a participação cidadã. Dados preliminares do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que o Brasil reverteu a tendência de queda no cadastro eleitoral desses jovens em 2024, após anos de declínio. Em 2020, apenas 15% dos adolescentes dessa faixa etária estavam cadastrados, mas dados preliminares indicam um aumento para 1,3 milhão em 2024.
Em Montes Claros, no ano de 2020, o número de jovens de 16 anos que tiraram o título eleitoral foi muito baixo, totalizando 131, enquanto os de 17 anos foram 1.770. Em 2022, o número de jovens de 16 anos aumentou para 1.060, enquanto os de 17 anos permaneceram em 1.770. Dados atuais de 2024 mostram que, até o momento, 431 jovens de 16 anos e 1.180 de 17 anos já obtiveram o título eleitoral. Isso demonstra um aumento de 300% em relação a 2020 em Montes Claros, conforme dados da 184ª zona eleitoral.
A estudante de 17 anos, Sarah Rodrigues, acordou cedo para tirar seu título de eleitor e conseguir exercer seu papel de cidadã nas eleições municipais deste ano. “Cheguei aqui e entrei, mas demorou umas duas horas. Não sei bem como descrever a sensação do voto, mas posso dizer que pesquisarei bastante sobre os candidatos de Montes Claros, porque meu voto influenciará meu futuro”, diz. Para ela, os pontos cruciais nas campanhas serão o hospital, a saúde de forma geral e as escolas. “Acredito que esses assuntos são prioritários e os mais jovens estão prestando atenção neles, assim como eu”, declara.
Helen Guimarães da Silveira, chefe de cartório da 184ª Zona Eleitoral, ressalta a importância da participação dos jovens na política, destacando uma campanha realizada pelo TSE chamada Jovem Eleitor. “Inicialmente, foram poucas adesões, a campanha está vendo um aumento significativo de jovens buscando obter seu primeiro título eleitoral nos últimos dias do prazo de cadastro.”, informa.
Layanne Soares Viana, de 19 anos, está ansiosa para votar pela primeira vez para prefeito e vereadores de São João da Ponte. “Meu voto fará diferença, por isso, pretendo estudar as opções antes de decidir meu voto”. Ela também enfatiza a importância da participação dos jovens nas eleições municipais. “Os jovens têm maturidade suficiente para discernir o que é melhor para a cidade; por isso, é importante a participação de todos”, acredita.
CALENDÁRIO ELEITORAL
O prazo final de quarta-feira também é aplicável para transferência do domicílio eleitoral em caso de mudança de endereço para outra zona eleitoral. É viável atualizar informações cadastrais, se necessário. Importante ressaltar que, devido à natureza local das eleições deste ano, não será possível votar em trânsito. As eleições municipais estão agendadas para o dia 6 de outubro, com a opção de um segundo turno em 27 de outubro, onde os eleitores irão escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.