União é a palavra de ordem: vice-governador, deputados e prefeitos se reúnem em favor do Norte de Minas

Jornal O Norte
Publicado em 08/05/2007 às 21:02.Atualizado em 15/11/2021 às 08:04.

Tassis Alvarenga


Colaboração para O Norte



BELO HORIZONTE - Na última segunda-feira, 07, na sede do BDMG - Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais, aconteceu uma reunião organizada pelo Consórcio intermunicipal de desenvolvimento integrado da microrregião da Serra Geral de Minas, presidido pelo prefeito de Mamonas, Ailton Neres de Santana. Dentre os presentes destacaram-se o vice governador Antônio Anastasia, os deputados estaduais Arlen Santiago, Gil Pereira, Ruy Muniz, Ana Maria, Paulo César, Paulo Guedes e Elbe Brandão, chefe da secretaria de estado extraordinária de Desenvolvimento para os Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, além dos deputados federais Márcio Reinaldo e Virgílio Guimarães, e dos prefeitos dos municípios que integram o consórcio.



Na pauta das reivindicações apresentadas ao vice governador constam a reforma e manutenção de estradas vicinais, sobretudo para melhoria do transporte escolar e do escoamento da produção agrícola; a construção de estruturas de captação e armazenamento de águas das chuvas, como pequenas barragens, tanques de contenção e bacias; e o início das obras do ProAcesso nos trechos que ligam Gameleiras a Catuti e Porteirinha a Pai Pedro, ambos da MGT 122.



ESTRADAS VICINAIS



Segundo o prefeito Ailton Neres, caso tais ações sejam atendidas, a situação dos municípios melhorará substancialmente. Ressalta que, apesar de haver as prioridades de sempre, como educação e saúde, os olhares devem se voltar, no momento, aos problemas das estradas vicinais.



- Jovens estão desistindo dos estudos diante das dificuldades dos trajetos a serem percorridos, e isso é muito grave - enfatiza.   



Outro assunto colocado em pauta foi a cultura do algodão transgênico que, segundo especialistas, pode ser a redenção do Norte de Minas. Dados apontam que enquanto no Triângulo Mineiro o ciclo de produção dá-se em torno de 250 a 300 dias, na região o ciclo se faz entre 100 e 120 dias.



O deputado estadual Arlen Santiago, presente à reunião e sempre atuante nas questões que envolvem melhorias para a região, destaca o aspecto da união, ressaltando que “só o agrupamento de interesses e vontades é que nos impulsionará para a resolução dos nossos maiores problemas”. Em relação a atuação do governo do estado, o parlamentar menciona o Pac - Programa de aceleração do crescimento que, por meio da secretaria de estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana viabilizou o projeto do Cinturão sanitário, dotando cidades que não têm esgoto desse recurso. Arlen agradece também a atenção do governo às estradas da região, mais especificamente aquelas contempladas pelo ProAcesso.



EMPRÉSTIMOS



O vice governador Antônio Anastasia ouviu com atenção a todos os que proferiram suas falas durante a reunião e disse que as solicitações apresentadas são plenamente factíveis. Informou, ainda, que o governador Aécio Neves voltou de viagem aos Estados Unidos, onde buscou nos empréstimos e provou que Minas Gerais é um dos estados que mais tem crédito no cenário internacional. Portanto, o desenvolvimento de mais projetos, como o Fundomic e o Fundomac, por exemplo, estão a caminho.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por