Por Ricardo Oliveira
A câmara municipal de Glaucilândia vive um bom momento político. Existe o partidarismo político, onde oposição e situação travam debates interessantes na busca da construção de uma Glaucilândia desenvolvida, cada lado defende seu ponto de vista conforme interesse político da comunidade de de seu grupo político, o que torna interessante a construção de idéias e a busca de soluções para a cidade, entretanto, preserva uma harmonia entre os vereadores, típica de cidade onde as pessoas possuem uma sólida formação política.
Diversos são os projetos apresentados na câmara, alguns demandam maior discussão que outros, dentre os quais se destacam o Orçamento Municipal e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) que a cada fim de ano deve ser apresentado pelo executivo municipal para planejar os gastos municipal do ano seguinte. Alguns projetos são aprovados por unanimidade, inclusive os projetos de requerimentos apresentados pelos vereadores como o que requer do Executivo Municipal a volta do ônibus de R$ 1,00 (um real), no qual foi aprovado pelos vereadores Léo de agestal (PMDB), Onofre Nunes (PSDB), Rafael Cardoso (PT), Camilo Zuba (PFL), Nilson Rodrigues (PL), João Raimundo (PFL), Diu de Pulu (PMDB), Batista Pinheiro (PMDB) e Ricardo Soares (PMDB).
O requerimento não só foi aprovado por todos os vereadores, como é um desejo de todos que o ônibus volte a transportar a população. A harmonia que existe na câmara entre os vereadores torna o cenário político da cidade bem mais produtivo, cada um expõe suas idéias e é respeitado por isso.
A câmara é uma família, assim como os vereadores do mandato passado, há a construção de amizade e respeito que a cada dia torna melhor a política local, cada um tem seu lado, oposição é oposição, situação é situação, mas quando o interesse do povo está em jogo, todos estão de um lado só, o do desenvolvimento de Glaucilândia.
Em alguns momentos na política local impera o disse-me-disse, e projetos como esse pedindo volta do ônibus de R$ 1, que teve a aprovação de todos os vereadores, sempre aparece um que procura denegrir a imagem dos colegas na câmara, mas o importante foi o desejo de todos os vereadores de que o ônibus volte a fazer sua linha normal e beneficiar todos os moradores locais, sobretudo da zona rural.