Benjamim Oliveira Júnior
Correspondente
JANAÚBA – As obras da Avenida Ecológica deverão ser retomadas ainda neste mês, conforme garantia do prefeito de Janaúba, Ivonei Abade Brito - PSDB, após reunir-se com o governador Aécio Neves - PSDB, semana passada, em Belo Horizonte. O governo estadual liberou mais R$ 5.500, para a continuidade do empreendimento, orçado em R$ 60 milhões.
Com esse recurso, acredita o prefeito que deverá ser concluída parte da avenida, principalmente o trecho entre o Rio Gorutuba e a Avenida Brasil, no Bairro Dente Grande, incluindo o trevo de acesso aos municípios de Verdelândia e Jaíba. A Avenida Ecológica começa no Bairro Ribeirão do Ouro, próximo à BR 122 (saída para Moc), atravessa a MG 401 (saída para Jaíba) e finaliza no rio.
De acordo com a secretária municipal de Obras, Ivana Márcia Ferreira Oliveira, essa avenida equaciona inúmeros problemas vividos pelos moradores de vários bairros:
- A maior parte da avenida está situada em área baixa que no período chuvoso fica alagada e isso possibilita transtornos e possível contaminação de doenças na população.
A secretária vê também a valorização urbanística como fator positivo para a via pública.
SEM ILUMINAÇÃO
Com 15% de infra-estrutura, a Avenida Ecológica é composta de duas pistas separadas por um canal que fará a drenagem pluvial. Ivana Márcia ressalta que, nos próximos dias, iniciará a pavimentação de trecho da avenida. O asfalto compreenderá as duas pistas desde o Rio Gorutuba até a Avenida Santa Mônica, no Bairro Esplanada.
- Com o planejamento a ser adotado, em breve teremos 80% de conclusão da obra - explica a secretária, ao adiantar que os demais 20% corresponderão ao trecho entre os bairros Esplanada e Algodões.
Além do asfalto, a Avenida Ecológica constará de um calçadão em ambos os lados. Pelo projeto não haverá ciclovia. Também não está assegurada, inicialmente, a iluminação pública dessa avenida que servirá de desvio do trânsito da MG 401 para a BR 122.