Minas do Norte

UAI Compartilha chega a Engenheiro Navarro

Unidade é a 6ª do modelo viabilizado em parceria do Estado com municípios

Da Agência Minas
Publicado em 02/03/2023 às 22:26.
Agência do UAI beneficiará mais de 90 mil pessoas no município (SEPLAG / DIVULGAÇÃO)
Agência do UAI beneficiará mais de 90 mil pessoas no município (SEPLAG / DIVULGAÇÃO)

O Governo de Minas inaugurou, na última quarta-feira, no município de Engenheiro Navarro, a 6ª unidade de atendimento do programa UAI Compartilha. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), em parceria com a prefeitura do município, garante que mais de 90 mil pessoas tenham acesso a serviços públicos em uma central de atendimento, seguindo o modelo de gestão das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). 

Além de Engenheiro Navarro, a unidade irá beneficiar outros 11 municípios e distritos vizinhos: Bocaiúva, Guaraciama, Olhos D’Água, Francisco Dumont, Jequitaí, Claro dos Poções, São Norberto, Torguato Leite, Traçadal, Engenheiro Dolabela e Sumidouro. A expectativa é a de que sejam realizados aproximadamente 48 mil atendimentos por ano. 

O objetivo é facilitar a vida do cidadão, reunindo em um mesmo local diversos serviços como emissão de documentos, prova eletrônica de legislação, licenciamento de veículos, solicitação de seguro-desemprego, intermediação de mão de obra, entre outros. Serão serviços das esferas municipal, estadual e federal. 
 
CIDADANIA 
“Hoje, inauguramos a primeira UAI Compartilha do Norte de Minas. Eu sempre falo que as UAIs são um equipamento de cidadania. É por meio delas que as pessoas têm acesso a serviços tão importantes, como emitir uma carteira de identidade, fazer uma prova do Detran-MG, entre outros. A UAI vai permitir aos cidadãos de toda a região a terem um acesso mais facilitado a esses serviços, com mais comodidade, sempre com muita celeridade e qualidade de atendimento”, celebrou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

A secretária reafirmou, ainda, o compromisso do governador Romeu Zema em aproximar o Governo de Minas dos municípios. “É fundamental que a gente consiga trazer a UAI para mais locais do nosso estado, estando mais perto de onde estão os mineiros”. 

Prefeito de Engenheiro Navarro, Hugo Felipe de Almeida Silva comemorou a parceria com o Estado. “É um momento muito importante para nossa cidade. Hoje estamos comemorando os 61 anos do município com a inauguração de um grande empreendimento em parceria com o Governo do Estado. Engenheiro Navarro e outras cidades vizinhas terão um serviço de qualidade, garantindo mais respeito e cidadania à população”, destacou. 
 
UNIDADES IMPLANTADAS 
Essa é a sexta unidade implantada por meio do Programa UAI Compartilha. Já foram inauguradas também as UAIs de Leopoldina, Três Corações, Itajubá, Senhora dos Remédios e Campo Florido. Com a de Engenheiro Navarro, Minas passa a contar com 37 UAIs. Juntas, as seis novas unidades têm a previsão de realizar cerca de 450 mil atendimentos por ano. 

Além disso, a Seplag-MG possui convênios com outros 25 municípios para a implantação do programa, além de 18 peticionamentos ativos. Cada convênio tem vigência de 60 meses a partir da publicação, podendo ser prorrogado. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por